Homenageados por seu dia, enfermeiros destacam luta por melhores condições de trabalho


16/05/2008 21:35

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/DIAENFERMEIROmmy (43).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tereza Luiz Ferreira dos Santos, Leila Maria Rissi Caverni, Solange Aparecida Caetano, Roberto Felício, Silvia Martins Casa Grande e Paulo Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/DIAENFERMEIROMESA mmy (36).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/DIAENFERMEIRO PUBL mmy (9).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato solene em comemoração ao Dia do Enfermeiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/DIAENFERMEIROmmy (11).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene promovido pelo Sindicato dos Enferneiros do Estado de São Paulo e pelos deputado federal Paulo Teixeira (PT) e deputado estadual Roberto Felício (PT), homenageou o Dia do Enfermeiro nesta sexta-feira, 14/5, no Auditório Franco Montoro. O evento contou com a participação de várias entidades representantes da categoria.

A Enfermagem surgiu na figura de Florence Nightingale, que trabalhou na Guerra da Criméia, dedicando-se a cuidar dos pacientes internados durante o conflito. Ela deixou legados e diretrizes para a criação da atividade da área de saúde. No Brasil, durante a Guerra do Paraguai, Ana Nery prestou serviços nas unidades militares que lutavam na região, tendo recebido após a guerra uma medalha pelo valioso trabalho realizado na ocasião. A profissão de enfermeiro foi criada no Brasil em 1940 e oficializada no ano de 1960. Atualmente existem 47 mil trabalhadores do setor no Estado, sendo que 49,6% dos que trabalham da área de Saúde são enfermeiros.

"Destaco a categoria dos enfermeiros como uma categoria especial de trabalhadores. Apesar de sua importância, no Brasil a valorização destes profissionais deixa a desejar, já que as condições de trabalho e o reconhecimento da carreira estão aquém da importância social de suas atividades. Destaco o trabalho desempenhado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado (SEESP), que tem sido um baluarte na luta, não só pela valorização da categoria, mas também pela melhoria das condições de toda a sociedade brasileira", declarou Roberto Felício.

"A questão da enfermagem tem assumido papel importante no Congresso Nacional, tendo em vista a discussão sobre a jornada de trabalho da categoria. Estamos tentando fazer com que nossos companheiros parlamentares tomem consciência de que é necessária a diminuição da carga horária desses trabalhadores, já que exercem um trabalho de caráter muito estressante. Destaco os aspectos mais relevantes do assunto: fazermos uma avaliação da possibilidade do aumento de recursos para a Saúde; a busca de uma fonte exclusiva para financiamento da área, tendo em vista o alto custo da atividade; e acesso a medicamentos. Quanto à redução da carga horária, assumimos o compromisso de lutar para que esta aspiração e direito dos enfermeiros sejam atendidos", afirmou Paulo Teixeira.

"Nós, da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), estamos desenvolvendo este ano um tema: Saúde, poder e cidadania. Estamos trabalhando para trzaer cada vez mais reconhecimento à categoria", destacou Leila Rizzi. A presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Silvia Martins Casagrande, afirmou que a entidade que preside nasceu em 1987, filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), e tem feito uma luta não só pela enfermagem, mas pela classe trabalhadora do país. Falou que a entidade tem feito um trabalho para desprecarizar as relações de trabalho entre a categoria e os gestores. "Queremos planos de carreira de acordo com as diretrizes nacionais que conseguimos aprovar. Queremos jornada de trabalho regulamentada e ainda estamos lutando para que o PL 2.205, que vem ao encontro das nossas necessidades como classe, e que já foi aprovado no Senado Federal e agora tramita pela Câmara dos Deputados, seja finalmente aprovado", finalizou.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, Solange Aparecida Caetano, afirmou que esta é a 69ª vez em que é comemorada a Semana da Enfermagem, e a 3ª vez que a Assembléia Legislativa presta homenagem aos enfermeiros em seu dia. "Trabalhar com saúde neste país é difícil, já que faltam médicos, material e condições de trabalho, entre outros problemas. Mas o sindicato se sente feliz pelo reconhecimento de sua categoria. Ser sindicalista é lutar pelo direito dos trabalhadores e da sociedade", disse. No final da cerimônia, 30 represententes dos enfermeiros forma homenageados por terem se descatado no desempenho de suas atividades.

alesp