23 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

A contribuição das artes por um Brasil de igualdades
19/11/2004 14:09

Compartilhar:

Mãe negra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/sala.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Os três boiadeiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Duxtei- Os tres boiadeiros.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Negra afro-brasileira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/negra afro eder rocha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O vendedor de aves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/vendedor de aves Gilberto Masson.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da Redação

Ícone da resistência negra contra o escravagismo e da luta pelas liberdades, Zumbi, um dos últimos lideres do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, é anualmente lembrado nesta data que comemora este ano 309 anos de sua morte ocorrida nos idos de 1695.

Paralelamente aos diversos eventos organizados na Assembléia Legislativa, pela Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, publicamos nesta página algumas obras integrantes do Acervo Artístico desta Casa das Leis, que bem refletem a importante contribuição que as artes e a cultura exercem par criar no Brasil um verdadeiro país de igualdades.

Boner: "Preto Velho"

É na figura humana que Boner pontualiza os caracteres expressivos na serenidade dos sentidos e de sua linha poética. Mais expressiva é a figura, mais densos resultam os valores plásticos e de conteúdo que emergem de uma amadurecida quanto linear experiência pictórica.

Carla Muller: "Alegria em Movimento III"

As manifestações dos seus sentimentos e de suas emoções exaltam, com impostação pessoal, as belezas da natureza e dos seres. Tudo faz parte de uma linguagem coerente para transmitir as suas sensações, os seus momentos de liberação e de esperança.

Connie: "O Pescador"

Trata-se de uma pintura pessoal, rica de conteúdo e de "phatos" que nos falam de uma artista poeta, antes mesmo de uma pintora. Os temas de suas obras e, em particular, quando se trata de figuras humanas, são aprofundados e na sua realística transparência nos aparecem vivos e animados.

Duxtei: "Os três boiadeiros"

As cenas ali representadas constituem fragmentos ou detalhes de uma forma de vida que vêm a nossa mente. São verdadeiras proposições de momentos da vida rural brasileira que ainda nos encantam e refletem o grande amor da artista pela natureza de nosso interior.

Eder Rocha: "Negra Afro-brasileira I"

Encontramos o autor por detrás desse mundo de figuras humanas, que trata com extremo cuidado, com amor, em direção à pureza das linhas. Trata-se quase de uma complacência ao usar a linguagem que pode dialogar com o espectador.

Gilberto Masson: "O vendedor de aves"

A arte deve ter como objetivo criar e comunicar com simplicidade, assumir uma inequívoca função social e se impor como meio de comunicação para todos indistintamente. Masson oferece uma realidade depurada de toda revelação elitista, reduzida a uma imagem ingênua, quase primitiva.

Jhorie: "Garoto no Rio Trombetas"

Sua obra é a representação de diversos estados de alma. Para quem além do vulto pode descobrir a confiança na vida, a segurança, a serenidade, o personagem se torna então uma ocasião para exprimir algo que se move do interior do coração do artista, para traduzir os sentimentos em forma e cor.

José Antônio Teixeira: "Congada"

Suas fotos documentam que nas Congadas, realizadas sempre em devoção São Benedito e a Nossa Senhora do Rosário, o sagrado e o profano emanam e a participação de descendentes de escravos é uma constante. Conhecer o mundo das nossas tradições é essencial par compreender a si mesmo, identificar seus próprios sentimentos, emoções e aspirações.

João Cândido da Silva: "Samba"

Cantando o mundo encantado das cenas e festas populares e revelando sobretudo um Brasil pitoresco e musical, possui um grande sentido do ritmo e da cor. Seus caboclos e suas favelas enfocados sob o Sol dos trópicos se transformam em uma feérica festa de cores.

Luis Matos: "Infância brasileira"

Exprime e comunica, abertamente por intermédio da pintura, situações e impressões que colheu do ambiente em que viveu e vive até hoje. São fatores nem sempre alegres e exultantes, pois que juntamente à beleza envolvente, à luminosidade solar da região fronteiriça com Mato Grosso aparecem muitas vezes penosas condições existenciais.

Salazar: "Mãe Negra"

O ferro e o fogo, elementos catalisadores da vida humana, têm em Salazar um devoto "servidor", que sabe, com inata maestria, atacar o primeiro com a força do segundo. Encontramo-nos frente a uma obra autêntica, verdadeira criação do instinto, forte e, sobretudo, sincera.

Sônia Goris: "Africana"

Com intensidade pictórica emotiva, limpidez das cores e a expressão de um idealismo carregado de sensualidade, a artista alterna a suas magias com visões poéticas de intensa escala cromática .

Walter Shinji: "Sou mestiço, sou brasileiro"

O espectador encontra através de sua própria sensibilidade um forte estado de alma e uma situação profundamente evocativa de nossa miscigenação peculiar. Num certo sentido, essa evocação se identifica com a do próprio artista que sabe exprimir sobre a tela suas íntimas sensações.

alesp