Sessão solene homenageia idosos e portadores de deficiências


22/09/2003 16:15

Compartilhar:

Orquestra de Violões se apresenta durante a sessão.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/idosoC220903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Célia Leão (centro) preside a solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/idosoA220903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Sessão solene realizada nesta segunda-feira, 22/9, na Assembléia Legislativa, teve como finalidade dupla comemoração: o Dia Estadual do Idoso e o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência.

A solenidade foi solicitada pelo deputado João Caramez (PSDB) e pela deputada Célia Leão (PSDB), que também presidiu os trabalhos. Na abertura, a deputada saudou a todos os presentes e lembrou que a sociedade discrimina pela falta de informação, tornando ainda mais importante eventos como este. Justificou a ausência do deputado Caramez por motivos de trabalho, e afirmou que a sessão deveu-se em grande parte à atuação e idealização dele.

Representantes do Governo do Estado e da sociedade civil ligados aos idosos e aos deficientes estiveram presentes. O presidente do Conselho Estadual de Assuntos para a Pessoa Portadora de Deficiência, José de Oliveira Justino, enfatizou a necessidade de se trabalhar intersetorialmente em prol da causa do portador de deficiência. "Quatro milhões de brasileiros têm alguma deficiência; este enorme contingente de pessoas necessita de políticas públicas", declarou.

Dorina Nowill, presidente da emérita Fundação Dorina Nowill, com extensa luta voltada aos deficientes visuais, e a Irmã Maria Luisa Nogueira, presidente da associação Luiza de Marilac, cuja vida foi dedicada à causa da integração do idoso na sociedade, foram homenageadas.

Antonio Quelce Salgado, presidente do Conselho Estadual do Idoso, cumprimentou o Parlamento pela iniciativa e exaltou a necessidade de que eventos como este sirvam de instrumento para a conscientização dos direitos do idoso.

Durante toda a solenidade houve tradução por meio da linguagem de sinais. O coral de crianças da Casa da Esperança de Cubatão e a Orquestra de Violões do Espaço de Convivência do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo apresentaram diversas músicas.

alesp