Importância da iniciativa é destacada por autoridades

Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado
09/09/2003 22:13

Compartilhar:

Professor André Franco Montoro Filho, professor titular de Economia do Setor Público da Universidade de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/FMontoroJR09set03A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> (Ao centro) João Carlos de Souza Meirelles, secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Luiz Antônio Marrey, procurador geral do Estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/LAMarrey09set03A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Guilherme Ary Plonski, diretor superintendente do IPT cumprimenta governador Alckmin<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/GAry Plonsky09set03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Vanderlei Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Macris09set03A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Maria Lúcia Prandi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/MLPrandi09set03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A cerimônia de lançamento do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado reuniu representantes de diversos setores da sociedade, entre eles secretários de Estado, reitores de universidades públicas, empresários e representantes da sociedade.

Para o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Carlos Souza Trindade, "essa iniciativa mobiliza a sociedade em torno de questões fundamentais e a universidade deve se fazer presente. Encurtar a distância entre a universidade e o setor produtivo é uma das ações que este Fórum poderá promover e que sem dúvida trará grandes benefícios para o desenvolvimento do Estado".

Romper o isolamento que ainda existe - "apesar dos esforços já feitos" - entre a comunidade acadêmica e o empresariado pode ser um dos aspectos mais positivos do Fórum Legislativo, acredita o professor André Franco Montoro Filho, professor titular de Economia do Setor Público da Universidade de São Paulo. Ele representou o reitor da USP, José Adolpho Melfi, na abertura do evento. "Só através da união de esforços da comunidade científica, trabalhadores e governo será possível a almejada retomada do desenvolvimento social", acredita Montoro Filho.

"É essencial a integração dos diversos setores para chegarmos ao desenvolvimento com respeito às questões ambientais", destacou o diretor superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Guilherme Ary Plonski. Para ele, o trabalho conjunto é o caminho para encontrar soluções criativas em época de recursos escassos e a tecnologia deve ser um instrumento para favorecer esse processo de desenvolvimento.

"O Fórum é um importante esforço no sentido de buscar alternativas de criação de emprego e renda com respeito ao meio ambiente", concordou o secretário da Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira. "Racionalizar os investimentos, identificando os nós, é outro aspecto de importância nessa iniciativa", completou. Também presente à cerimônia, o secretário João Carlos de Souza Meirelles, da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, destacou que "a Assembléia, ao instalar o Fórum Legislativo, lidera um debate nacional sobre esta questão fundamental que é o desenvolvimento sustentado, base para criarmos uma nação soberana e equânime".

O procurador geral do Estado, Luiz Antônio Marrey, e o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, deram destaque ao papel do Fórum na área social. "Iniciativas pioneiras como esta merecem todo nosso apoio, pois os problemas sociais são, sem dúvida, urgências que precisam ser resolvidas", disse Marrey. Segundo Francisco Prado, "não há nada mais importante para a sociedade do que a situação de desemprego atual e o Fórum pode contribuir para o equacionamento dessa questão".

Os problemas mais graves do país passam pela estrutura econômica, "com as altas taxas de juros que impossibilitam o crescimento econômico", avaliou Fernando Silva Telles, da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo. Em sua opinião, a iniciativa propicia a discussão e a apresentação de novas idéias, levando-se em conta que "todo o país será financiado pelo mercado financeiro e a Bovespa poderá contribuir com novas idéias para o crescimento do Estado".

A opinião dos parlamentares

O primeiro encontro regional do Fórum será em Santos, no próximo dia 19 e para a deputada Maria Lúcia Prandi (PT), representante da Baixada Santista na Assembléia Legislativa, a região é um exemplo do que não pode continuar acontecendo: desenvolvimento econômico à custa de degradação ambiental e exclusão social. Os pilares de desenvolvimento da região são o porto de Santos, a indústria do turismo, a pesca e o pólo petroquímico de Cubatão, lembra a deputada. "Temos que encontrar, dentre essas atividades produtivas, os caminhos para que uma região produtiva, agora em recessão, gere emprego, renda e qualidade de vida", disse Maria Lúcia, alertando para o fato de a Baixada Santista ser uma das regiões que mais necessitam de um projeto de desenvolvimento sustentado.

Na opinião do deputado Vanderlei Macris (PSDB), um dos momentos importantes do Legislativo paulista foi a realização do Fórum São Paulo Século XXI, ocorrido em 2000 durante sua gestão na presidência da Casa. "A iniciativa do Fórum Legislativo completa a vontade de a Assembléia Legislativa de construir um projeto de desenvolvimento para o Estado de São Paulo", afirmou Macris.

O deputado Vanderlei Macris, que é também mentor do Índice Paulista de Responsabilidade Social, indicador de desenvolvimento e qualidade de vida dos municípios paulistas que será um dos instrumentos deste Fórum, declarou que o IPRS começa a ser um instrumento para a definição de políticas públicas. "Ao longo dos próximos anos", vaticina o parlamentar, "ele será obrigatório para aqueles que têm a responsabilidade de decisão, seja na iniciativa privada ou pública, propiciem qualidade de vida para os cidadãos em todo o Estado".

alesp