Sancionada lei que dá o nome de Calil Assad Bucalem a viaduto em Cândido Mota


27/03/2003 20:19

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou no último dia 17 de março a lei nº 11.358, decorrente de projeto de lei do deputado estadual Pedro Tobias (PSDB), que sugeriu que o nome de "Calil Assad Bucalem" fosse dado ao viaduto localizado no quilômetro 428,983 da rodovia Raposo Tavares (SP-270), que dá acesso à rodovia SP-266, no município de Cândido Mota. Com a nova lei, o deputado Pedro Tobias disse que "prestou uma justa homenagem a quem deixou vários exemplos edificantes para a comunidade local".

A indicação do nome de "Calil Assad Bucalem" foi encaminhada ao deputado por meio do filho do homenageado, Walter Bucalem.

Calil Assad Bucalem nasceu no dia 22 de janeiro de 1911, em Hasbaya, cidade que pertencia à Síria e, logo depois da guerra ocorrida no mesmo ano, ao Líbano. Chegou ao Brasil em 1924, aos 13 anos, fixando residência no município de Itápolis, onde morou por dois anos. A seguir, viveu por sete anos no município de Palmital, onde trabalhou como motorista de caminhão. Nessa época, Calil enfrentou muitas dificuldades no dia-a-dia porque ainda não dominava a língua portuguesa.

Em 1933, aos 22 anos, mudou-se para o município de Cândido Mota, onde trabalhou um ano na loja de tecidos Bazar São João, mas, logo depois, resolveu abrir seu próprio negócio no mesmo ramo. Após essa experiência, montou uma padaria com o sócio, Alberto Dugaich e, posteriormente, estabeleceu-se com o Bar Pólo Norte, do qual cuidou por mais de 52 anos.

Durante o período em que administrou seu estabelecimento comercial, Calil Assad Bucalem adquiriu várias propriedades em Cândido Mota, cidade que ajudou como cidadão na construção de várias obras sociais, como o Centro Vocacional da Santa Casa, o Clube Recreativo e a piscina pública.

Calil foi casado com Renee Lahan, com quem teve dois filhos: Walter e Vera Bucalem. Morreu no dia 20 de outubro de 1992.

alesp