Assembléia possui 91 mil imagens digitalizadas que contam a história do Legislativo paulista


31/03/2005 12:03

Compartilhar:

Em 1956, a construção da Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Piracicaba ima.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entre o conjunto de documentos históricos sob responsabilidade da Divisão de Acervo Histórico está um fundo especial: o dos negativos fotográficos.

Em setembro de 1953 foi criado na estrutura da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o setor de Fotomicrografia, o qual abrigava o corpo de fotógrafos que já existia anteriormente. Estes profissionais tinham como função registrar as atividades do Legislativo Paulista. Desde então, posteriormente incorporado à Divisão de Imprensa e transformado em um serviço especificamente voltado à fotografia, uma infinidade de eventos e visitantes, além do registro do seu cotidiano, foi documentada. Em 1996 a Divisão de Acervo Histórico passou a custodiar 91 mil imagens, que cobrem o período que vai do início das atividades dos fotógrafos até 1992. Este conjunto de imagens foi digitalizado e encontra-se disponível para consulta.

Embora a esmagadora maioria deste acervo fotográfico esteja voltada para as atividades realizadas no interior do "Palácio 9 de Julho", a sede do Legislativo Paulista, por vezes encontram-se imagens que foram feitas por ocasião de atividades externas do Poder Legislativo.

A imagem aqui reproduzida, feita em 1956, mostra a fase final da construção da Catedral de Santo Antônio, situada na Praça José Bonifácio, em Piracicaba.

Esta construção em estilo românico, com capacidade para mil fiéis, foi inaugurada em 1959. Ela foi a quarta versão da Igreja Matriz de Piracicaba. O primeiro bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Ernesto de Paula, que ocupou a função de 1945 a 1960, decidiu demolir a velha Matriz de Santo Antônio e celebrou a última missa no prédio antigo no dia 25 de janeiro de 1946 e no dia seguinte iniciou a sua demolição. Em 1950 foram inaugurados o altar-mor, a mesa de comunhão, o forro e os vitrais da nave central. Em 1958 as torres da Catedral foram inauguradas pelo Governador Jânio Quadros e pelo Presidente Juscelino Kubitschek.

Esta imagem integra um conjunto de centenas de milhares de documentos preservados na Divisão de Acervo Histórico, já digitalizados e abertos à consulta pública.

Para melhor atender à crescente demanda de pesquisadores e interessados, desde 1º de fevereiro de 2005 o Acervo Histórico da Assembléia Legislativa de São Paulo tem novo horário de atendimento ao público: das 9 às 19 horas, das egundas às sextas-feiras.

acervo@al.sp.gov.br

alesp