Felipe Veneziano: políticos corruptos devem ser severamente punidos


12/09/2003 20:32

Compartilhar:

Felipe Bonsenso Veneziano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Felipe Bonsnso.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Felipe Bonsenso Veneziano, 14 anos, participou da 4ª edição do Parlamento Jovem (PJ), no ano passado, pelo Partido da Educação, sendo eleito seu líder. O projeto apresentado recomendava a inclusão de aulas de primeiros socorros e pronto atendimento, principalmente aulas práticas, para o ciclo II do Ensino Fundamental. "Para montar o projeto, tomei como base algumas pesquisas e reportagens nas quais se demonstrava que muitos acidentes que ocorrem no dia-a-dia, como paradas cardíacas, desmaios, picadas de ofídios, acabam não sendo resolvidos de maneira correta pelo fato de as pessoas nunca terem tido instruções sobre como agir diante dessas situações", esclarece o deputado jovem. Lamentando não poder participar do PJ deste ano, que vai receber somente estudantes do Ensino Médio, ele afirmou já ter algumas idéias de projetos para o futuro.

Cursando atualmente a 8ª série, no Colégio Cidade de Piracicaba, pretende seguir carreira diplomática, aspirando também a carreira política. "Quero ser presidente da República" declara.

Transmissão de experiência

Para divulgar a 5ª edição do PJ, que ocorre em novembro deste ano, aproveitando sua experiência enquanto deputado jovem, durante três dias, Felipe visitou todas as salas de 1º a 3º ano do ensino médio do colégio onde estuda, esclarecendo as dúvidas dos estudantes, contando sua experiência, exibindo trechos de fitas de vídeo do PJ/2002. "Tudo para incentivar a participação dos alunos neste importante evento", ressalta. "Fiz isso nas duas unidades do Anglo de Piracicaba. Agora, ajudo na coordenação e seleção dos trabalhos, esclarecendo dúvidas de alguns alunos que me procuram, ou seja, exerço meu cargo", esclarece.

Como deu para perceber, Felipe é um estudante participativo, engajado na vida da comunidade escolar. "Minha escola não possui grêmio estudantil nem associação de alunos e já sugeri que fossem criados", declara, acrescentando que a escola promove campanhas sociais durante todo o ano, como a do agasalho, a do desarmamento infantil, campanhas contra a fome.

O deputado jovem procura estar atento aos acontecimentos do país, assistindo a telejornais e discutindo as notícias e acontecimentos. "A última discussão que tive com minha mãe e minha avó versava sobre reforma tributária e da previdência", comenta.

Punição para os corruptos

Para ele, "a política é o típico exercício da cidadania, e ser político é representar toda a população e lutar pelo seu bem-estar". E complementa: "Muitas pessoas nascem com o dom da política, de saber representar o povo, de liderar o povo. Mas os políticos corruptos acabam iludindo o povo com utopias e devem ser severamente punidos".

Além de ser leitor assíduo de jornais e revistas, citando Folha de S. Paulo, Jornal de Piracicaba, Estado de S. Paulo, Veja, Super Interessante, Galileu, Istoé, Istoé Dinheiro e Época, o deputado jovem é amante de livros, já tendo lido Hamlet, Histórias Fantásticas, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Encontro na Montanha Vermelha, dentre outros.

O jovem deputado cita a violência e o desemprego como os principais problemas que sua cidade enfrenta e comenta: "Os dois estão interligados. Então, se aumentarmos a oferta de empregos e de oportunidades e dermos uma vida melhor à população, com certeza a violência diminuirá, mas não terá fim. Sendo assim, com um policiamento maior e a aplicação correta das leis, ela diminuirá ainda mais". E assevera: "Se a prefeitura administrar melhor o dinheiro público, criar obras para empregar a população e atrair mais empresas, teremos um desemprego menor".

Ao finalizar a entrevista, o deputado jovem parabenizou os deputados que propuseram a idéia de um Parlamento Jovem Paulista, refletindo que "eles possibilitaram que tantos jovens se interessassem mais pela política".

"Deveria ser implantada uma lei nacional para criar o Senado Jovem, a Câmara Federal Jovem, e as Câmaras de Vereadores Jovens, além das Assembléias Jovens por todo o país", aconselhou, argumentando que todos os jovens têm o direito e o dever de participar da política e de ajudar os governantes e a população.

"O parlamento jovem foi uma das melhores experiências de minha vida, e recomendo a todos os jovens participarem. Um exercício de cidadania e da força jovem", arrematou.

alesp