Gerente do BNDES destaca sustentabilidade ambiental em obras para a Copa de 2014

Seminário Copa 2014
09/02/2010 19:08

Compartilhar:

Rodolfo Torres, gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2010/COPABNDSRodolfo Torres dos Santos - BNDS27MMY.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O gerente do Departamento de Desenvolvimento Urbano e Regional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Rodolfo Torres, apresentou no Seminário Internacional de Futebol, nesta terça-feira, 9/2, o tema "O programa de fomento para a organização da Copa e o desenvolvimento socioeconômico nas cidades sedes na Copa 2014".

Torres falou a respeito dos investimentos necessários para a realização do campeonato mundial de futebol no país, em 2014, apresentou o projeto básico já aprovado pela FIFA e destacou as oportunidades e os legados que o evento deixará para o Brasil.

O projeto básico constitui-se de um plano para viabilidade econômica no pós-Copa, adequação da inserção urbana na questão do entorno das arenas (acessibilidade e escoamento de pessoas), sustentabilidade ambiental e fiscalização e controles independentes do orçamento e da execução das construções no prazo determinado.

De acordo com Torres, as arenas são o foco prioritário dos investimentos necessários para a realização da Copa. Para isso, o BNDES criou o Programa ProCopa Arenas que irá financiar esses investimentos. Segundo Torres, a dotação de recursos para as arenas é de R$ 4,8 bilhões, sendo que 80% desse valor poderá ser financiado pelo BNDES.

Para a área de hote­laria, o BNDES criou o Programa ProCopa Tu­rismo que envolve re­for­mas (ampliação e modernização) e construção de novos em­pre­endimentos. Segundo o gerente do BNDES, o programa busca incentivar dois tipos de empreendimentos: o Hotel Eficiência Energética e o Hotel Sustentável. Ambos empreendimentos podem obter 80% de financiamento pelo BNDES da dotação total de R$ 1 bilhão.

Já para os investimentos em mobilidade urbana, Torres afirmou que o BNDES poderá ter de 80% a 90% de participação no investimento, que possui, segundo ele, uma dotação de recursos indeterminada devido a sua importância.

Outros investimentos necessários, segundo ele, são: condições de hotelaria, infraestrutura urbana, mobilidade, multiplicidade de investimentos, telecomunicações, segurança pública e tecnologia de informações e comunicações.

Torres finalizou enumerando algumas oportunidades e legados que a realização da Copa deixará para o país. Entre elas: impulso ao fortalecimento do futebol, crescimento da profissionalização do esporte, efeito de coordenação de atividades entre as esferas de governo para redução dos gargalos da infraestrutura, crescimento do turismo doméstico, modernização do parque hoteleiro e surgimento de novos negócios em vários setores relacionados direta e indiretamente com a Copa.

alesp