Debate aponta gargalos de infraestrutura no Brasil


22/02/2011 18:30

Compartilhar:

Jurandir Fernandes, José Anibal, Arnaldo Jardim e Carlos Alberto Sardenberg<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/02-2011/GargaloInfraestruturaZEDnomeada.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS/SP), os secretários paulistas de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e de Energia, José Aníbal, e o jornalista Carlos Alberto Sardenberg participaram, nesta segunda-feira, 21/2, de debate sobre os problemas de infraestrutura enfrentados pelo país. Segundo Jardim, o crescimento econômico intensifica e evidencia as demandas por energia e obras de infraestrutura, notadamente transportes. "O desafio é aumentar a capacidade de investimento, hoje de cerca de 18% do PIB, para 21%, a fim de dar sustentabilidade ao crescimento econômico de 6% ao ano", disse Jardim.

Sardenberg fez longa exposição sobre a situação atual do Brasil no cenário econômico internacional. Com PIB de US$ 2,4 trilhões em 2010, 8º consumidor de petróleo do mundo e 4º consumidor de automóveis, alguns indicadores de crescimento econômico, "o Brasil está bombando", segundo Sardenberg: "Vários setores da economia estão se saindo bem, fruto da estabilidade conquistada nos últimos 16 anos". Entretanto, a dívida pública e o gasto previdenciário reduzem a capacidade de investimento, hoje em torno de 18%. Em outros países emergentes, esse percentual fica entre 26 e 30%, segundo dados apresentados na exposição.

alesp