Acordo de Ilha Solteira e Monte Isola (Itália) é celebrado com mensagem do presidente da Assembléia


15/09/2003 20:16

Compartilhar:

Cerimônia celebra acordo visando o intercâmbio cultural entre as cidades de Ilha Solteira (Brasil) e Monte Isola (Itália) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/massa posmed150903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Emanuel Massarani fez a entrega das mensagens que o deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, enviou ao ministro Tremaglia e ao prefeito Angelo Colosio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/massa posmedA 150903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria

As cidades de Ilha Solteira (Brasil) e Monte Isola (Itália) celebraram sábado, dia 13/9, um acordo visando o intercâmbio cultural, social, econômico, comercial e humanitário entre as duas cidades, mais conhecido como "Gemellaggio", ou seja, cidades irmãs. Trata-se de correspondente cerimônia italiana em retribuição à realizada em Ilha Solteira em junho passado.

A cerimônia contou com a presença de Mirko Tremaglia, ministro de Estado para os italianos no exterior; de Angelo Colosio, prefeito de Monte Isola; de vários prefeitos da região; além de autoridades civis, religiosas e militares.

A delegação brasileira constituída por Dilson Cesar Moreira Jacobucci, prefeito de Ilha Solteira, acompanhado de sua esposa, Cleuza Jacobucci, Riccieri Patini e Luciene G. P. Moraes, respectivamente presidente e vice-presidente da Associação Ítalo-Brasileira de Ilha Solteira (AIBISA), teve a participação ainda de Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa do Estado.

A cerimônia de assinatura foi realizada na sede do município italiano e seguida da entrega dos títulos de "Cidadão Honorário de Monte Isola", aprovados por unanimidade pelo Conselho Municipal local, ao prefeito Dilson Jacobucci, ao diplomata Emanuel Massarani e ao ministro Tremaglia.

Primeiro orador da noite, Emanuel Massarani, além de historiar a realização do acordo, fez a entrega das mensagens que o deputado Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, enviou ao ministro Tremaglia e ao prefeito Angelo Colosio. O parlamentar paulista, após congratular-se com a celebração do "Gemellaggio", destacou: "a medida, que irmana municípios brasileiros e italianos à semelhança de muitas outras que a antecederam, consubstancia importante passo para o fortalecimento de suas relações econômicas e culturais, além de intensificar os laços de afetividade que unem os nossos povos".

O prefeito de Ilha Solteira agradeceu o título recebido do povo de Monte Isola e ressaltou os resultados que já estão sendo alcançados com o "Gemallaggio". Citou por exemplo a inauguração, no mesmo dia, do Centro Turístico e Cultural Ilha Solteira-Monte Isola, instalado numa antiga edificação do Século XVII, recentemente restaurada, onde foi aberta também uma mostra dos artistas de Ilha Solteira, Luis Matos e Marcos Passarelli, com obras realizadas sobre papel reciclado feito a base de frutas e fibras tropicais, elaboradas em sua cidade.

O prefeito Dilson Jacobucci informou aos presentes que a Biblioteca italiana, recentemente criada, passará a denominar-se "Marzio Tremaglia" em memória ao filho do ministro italiano recentemente falecido. Houve ainda a entrega de presentes ao titular da pasta dos italianos no exterior, ao prefeito Colosio e ao Conselho Municipal de Monte Isola.

Ao encerrar o evento, o ministro Tremaglia ressaltou que o "Gemellaggio" significa a união de sentimentos e amizades, uma relação entre terras e culturas que têm na italianidade uma raiz comum. "O Brasil significa para nós nada menos do que 27 milhões de italianos. São Paulo é sem dúvida a maior cidade italiana fora dos confins peninsulares."

A delegação brasileira tem recebido manifestações de carinho e amizade tanto por parte das autoridades quanto da população local, e tem participado ainda de visitas a cantinas na região de vinhos denominada "Franciacorta" e nas empresas "Nuova Boschi" e "Manghenzani e figli", respectivamente produtores do presunto San Daniele e do parmesão reggiano. Todas as manifestações têm sido realizadas com eventos musicais e danças folclóricas.

alesp