Seminário incentiva pequenos e médios empresários a exportar


10/04/2006 17:52

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Francisco Corrales, representante da embaixada da Espanha em São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEBRAE011MARC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Câmara Oficial Espanhola de Comércio <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/SEBRAE08MARC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Seminário promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Câmara Oficial Espanhola de Comércio nesta segunda-feira, 10/4, reuniu pequenos e médios empresários na Assembléia Legislativa, que foram incentivados a iniciar ou aprimorar o comércio exterior, especialmente em relação à Espanha.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Roberto Monteiro, classificou o evento como uma excelente oportunidade de "grandes negócios e progressos" para pequenas e médias empresas de São Paulo. Ele salientou que essas empresas são o alvo principal do Sebrae, que investe nelas por meio de cursos e de apoio à infra-estrutura.

Presente à solenidade, o cônsul da Espanha Fernando Martinez falou sobre a importância dos relacionamentos e dos grandes investimentos entre seu país e o Brasil.

Francisco Corrales, representante da embaixada da Espanha em São Paulo, proferiu palestra sobre as vantagens de investir naquele país. Segundo Corrales, a entrada da Espanha na União Européia alterou radicalmente a economia do país, pois, além de se beneficiar com a "estabilização macroeconômica" que vige na Europa, houve grandes investimentos em infra-estrutura com verbas originárias dos "fundos estruturais" da comunidade européia. Outro aspecto que favorece o comércio na Espanha é a malha rodoferroviária do país, que escoa a mercadoria desembarcada ou embarcada nos portos.

O representante da embaixada destacou que a renda per capita da Espanha está por volta de 20 mil euros, e que o Brasil responde por apenas 1% das exportações espanholas. Ele entende que a relação comercial entre o Brasil e a Espanha pode ser bastante ampliada.

Jaime Áquila, do Sebrae, disse que o órgão que representa é um "facilitador para todos os que desejam exportar". Ele afirmou que o Sebrae está à disposição dos pequenos e médios empresários para auxiliá-los em suas dificuldades na exportação, seja através de cursos, repasse de informações ou de atendimento individual ou em grupo. Para Áquila, "difícil não é ser um pequeno empresário, mas sim atuar sozinho". Ele acredita que, através de consórcios, o trabalho é muito mais facilitado.

A internet foi destacada por Áquila como um "instrumento importantíssimo" para quem pretende exportar. Ele ofereceu dicas úteis para a platéia presente, indicando sites onde é possível saber mais sobre mercadorias, cultura comercial de outras nações, preços, formas de negociação e contatos com pessoas de outras empresas que se comunicam no idioma português.

O seminário, que ao final possibilitou aos participantes fazerem seus questionamentos, teve o apoio e coordenação do deputado Ricardo Tripoli (PSDB), representado por seu assessor Roberto Lamare.

alesp