Assembléia desenvolve acervo bibliográfico sobre negros no Brasil


08/08/2005 20:13

Compartilhar:

Acervo bibliográfico sobre a questão racial no Brasil desenvolvido pelo Departamento de Documentação e Informação (DDI)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/gruponegrosrevist53.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembléia paulista, por meio do Departamento de Documentação e Informação (DDI) vem desenvolvendo um importante acervo bibliográfico sobre a questão racial no Brasil. Formado por vários livros que tratam do assunto, segundo Maria Helena Alves Ferreira, responsável pelo departamento, a necessidade do acervo surgiu da importância que a questão racial adquiriu no cenário político nacional.

Além disso está sendo implementado na Assembléia o serviço denominado "SOS Racismo", destinado a receber denúncias de crimes de racismo. Na Casa também atua o Grupo de Negros e Políticas Públicas. De acordo com Maria Helena, a partir daí o material da biblioteca da Assembléia passou a subsidiar estudos e ações dessas entidades e o próprio trabalho dos parlamentares.

Acervo

Além de obras já consagradas sobre o tema, como Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freire, ou ainda A Integração do Negro na Sociedade de Classes, de Florestan Fernandes, além de muitas outras que fazem parte da coleção Brasiliana, o acervo conta agora com importantes obras de referência para a compreensão da problemática racial no Brasil produzidas recentemente. Dentre os muitos livros adquiridos, pode-se destacar a Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana (Selo Negro " 2004), de Nei Lopes, A Busca de Um Caminho para o Brasil " a trilha do círculo vicioso (Senac " 2002), de Hélio Santos, ou ainda Estratégias e Políticas de Combate à Discriminação Racial (Edusp-1996), de Kabengele Munanga.

A Biblioteca da Assembléia Legislativa está localizada no 3º andar do Palácio 9 de Julho e atende, além do público interno, visitantes que podem ter acesso às obras. O horário de funcionamento é das 8 às 20 horas.

alesp