Curso de restauro de Santos será referência estadual


01/06/2009 13:45

Compartilhar:

Especialistas debatem programa do curso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/PAULOALEXRESTAURO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O curso de pós-técnico de restauração de bens culturais, que deverá ser implantado em Santos, a partir de 2010, servirá de referência para outras escolas técnicas (Etecs) do Estado. Com base na experiência santista, o Centro Paulo Souza poderá levá-lo para unidades do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba e Ribeirão Preto, onde há uma grande demanda de serviços de restauração.

De acordo com o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), os alunos do curso poderão realizar estágios em imóveis incluídos em programas de recuperação e revitalização do patrimônio histórico e cultural. "É uma proposta que foi muito bem recebida e que será discutida com prefeituras, igrejas, entidades e proprietários de imóveis de interesse histórico".

Em reunião realizada em São Paulo, no último dia 25, uma comissão local de especialistas, representada pelos arquitetos Gilson Braga e Valéria Valadão e pelo historiador Waldir Rueda, entregou duas propostas de grade curricular para análise do Centro Paula Souza. Também foi discutida a capacitação dos professores que vão atuar no curso.

Cursos livres " Além do curso de pós-técnico, os técnicos do Centro Paula Souza avaliam a reivindicação do deputado para a criação de capacitações sem a exigência de uma escolaridade mínima. Atualmente, as Etecs já disponibilizam, gratuitamente, cursos livres de Formação Inicial Continuada (FIC).

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp