Frente Parlamentar das Hidrovias retoma atividades


19/05/2011 18:10

Compartilhar:

Frente Parlamentar das Hidrovias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/FrenteHidroviasROB2224.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Casemiro Tércio Carvalho e João Caramez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/FrenteHidroviasCasimiroTtersioeDepCaramezROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Caramez e Casemiro Tércio Carvalho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/FrenteHidroviasCasimiroTersioEDepCaramezROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) abriu a reunião da Frente Parlamentar das Hidrovias realizada nesta quarta-feira, 18/5, citando parceria de R$ 1 bilhão firmada entre os governos federal e estadual para o desenvolvimento do modal hidroviário no Estado. "São Paulo só conseguiu a parceria com o governo federal porque tem projetos estruturados para o desenvolvimento do modal hidroviário", declarou o coordenador da frente.

Para Caramez, as discussões sobre o uso da hidrovia incluíram desde o papel que ela desempenha na minimização de custos e poluição até o potencial de turismo a ser explorado, o que pode representar uma fonte de renda e desenvolvimento para vários municípios.

Segundo Casemiro Tércio Carvalho, presidente da Companhia Docas de São Sebastião e diretor do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, é mais fácil obter apoio governamental quando existe um plano estruturado do empreendimento. Ele discorreu sobre o Plano Diretor Hidroviário Tietê-Paraná, que institucionaliza a administração hidroviária, elimina gargalos, prevê a implantação de terminais e apresenta políticas públicas referentes ao assunto. "A inclusão de afluentes será responsável pelo acréscimo de mais 200 quilômetros ao sistema, aumentando sua capilaridade", anunciou.



Semana do Tietê



O deputado Caramez anunciou várias atividades que a Frente das Hidrovias deve desenvolver em breve, que inclui uma apresentação durante a Semana do Tietê, em setembro, com objetivo de informar e motivar possíveis investimentos. Outra proposta do coordenador da Frente das Hidrovias foi marcar uma reunião conjunta com a frente que discute o turismo no Estado.

Também compareceram ao evento representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do 8º Distrito Naval da Marinha do Brasil, da Petrobras Transporte S.A. (Transpetro), do Departamento Hidroviário de São Paulo e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).



(Texto já está alterado por ter saído com incorreção)

alesp