Em foco, o último Quarup


27/04/2005 18:18

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Expop Renato SoaresA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EXPOVCENT2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Renato Soares (4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição itinerante "O último Quarup", do fotógrafo Renato Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EXPOVCENT4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EXPOVCENT3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EXPOVCENT1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para quem ainda não viu a exposição itinerante "O último Quarup", do fotógrafo Renato Soares, instalada no espaço V Centenário da Assembléia Legislativa, ainda é tempo de conferir. A mostra integra as comemorações, no Legislativo Paulista, da Semana Orlando Villas Bôas, que se encerra nesta sexta-feira, 29/4.

Renato Soares, 40 anos de idade, mineiro, fotógrafo há mais de vinte anos, declara que este trabalho foi tão marcante que mudou sua vida, seu olhar de profissional. "Descobri uma nova forma de estruturar meu trabalho. O tempo foi fundamental. Para fotografar outras cerimônias, eu levava um mês ou dois.; agora, em um dia fiz o trabalho". Rapidez que ele justifica por já conhecer o ritual: o Quarup, festa em homenagem aos mortos, no Xingu.

Depois de mais de 12 livros registrando a cultura e a arte popular brasileira, Renato Soares terá mais uma obra publicada, com fotos e textos (em parceria com Maureen Bisilliat). Sondagem na alma do povo será lançado no dia 12 de maio próximo, em edição trilíngüe (inglês, português e francês), no Museu Edson Carneiro, no Rio de Janeiro.

Soares define a fotografia como a evolução do desejo do homem de registrar seus momentos, como as pinturas rupestres, e outras formas de arte. Relembra seus primeiros contatos com laboratórios fotográficos, nas Oficinas Oswald de Andrade. A paixão foi tão instantânea, que, para colegas pasmados, uma semana depois montava seu próprio laboratório. Levou um mês para fazer sua primeira exposição. Hoje usa variados tipos de câmeras, mas declara-se não amante das digitais, processo que incorporou em função de agilizar uma pesquisa fotográfica, por exemplo.

Além de trabalhos realizados em parceria com diversos organismos, Soares participa do evento "Brasil na França" com a exposição itinerante "Amazônia Brazil", enfocando o homem, a fauna e a flora, na biodiversidade amazônica. Simultaneamente, realiza a exposição sobre o índio do Xingu, nos Estados Unidos, em Los Angeles.

Para o fotógrafo, haverá sempre um desafio a ser perseguido, já que faz o que gosta, aprimorando a qualidade desta arte. Tornou-se, desde 1986, fotógrafo reconhecido como documentarista da cultura brasileira. A atividade exige do profissional viagens constantes para as mais variadas regiões, em busca do registro das artes, de grupos étnicos, com seus ritos e costumes, chegando a estabelecer laços estreitos com os povos indígenas.

www.imagensdobrasil.art.br

renato@imagensdobrasil.art.br

alesp