Comissão de Serviços e Obras elege presidente e vice e aprova audiência com presidente da CPTM


16/05/2007 21:30

Compartilhar:

Sebastião Almeida, presidente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM SERV OBR S.ALMEIDA MAU_0064.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A vice-presidência ficou com Uebe Rezeck<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM SERV OBR UEBE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os deputados Sebastião Almeida (PT) e Uebe Rezeck (PMDB) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da Comissão de Serviços e Obras Públicas em reunião realizada nesta quarta-feira, 16/5.

"É uma comissão que tem um papel muito amplo, já que fiscaliza as obras públicas do Estado", destacou Almeida, deputado que tem Guarulhos e o Alto Tietê como base eleitoral. "Além disso, há as concessões de bens, como energia elétrica, e todas as repartições públicas que trabalham nessas obras."

Almeida aproveitou a primeira reunião na comissão para apresentar um requerimento convocando o diretor-presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Álvaro Armond, para uma audiência pública sobre o projeto do trem expresso entre São Paulo e Guarulhos. "O Estado já está fazendo a licitação da obra e ninguém na Assembléia teve acesso ainda ao projeto", afirmou Almeida.

Segundo ele, existe uma distância muito grande entre as autarquias e empresas estatais, o que pode culminar com acidentes fatais como o da linha 4 do Metrô de São Paulo, ocorrido em janeiro deste ano. "Mais do que nunca, a comissão precisa cumprir com seu papel fiscalizador", diz o deputado.

Integram a Comissão de Serviços e Obras Públicas ainda os seguintes deputados: Ana Perugini, do PT; Analice Fernandes e Roberto Engler, do PSDB; José Bruno (DEM); e Alex Mamente (PPS).

A obra

O Expresso do Aeroporto interligará o Aeroporto de Guarulhos ao centro de São Paulo, aproveitando parcialmente a faixa ferroviária da CPTM. A linha será implantada numa nova via exclusiva, com 31 quilômetros de extensão e duas estações terminais (uma na Barra Funda ou Júlio Prestes/Luz e outra no aeroporto). As obras civis representam o item principal na implantação desse empreendimento, incluindo 17 quilômetros de obras em superfície, 6 quilômetros de elevados e 8 quilômetros de subterrâneos incluindo o cruzamento da área central de São Paulo.

Suas estações deverão funcionar como terminais remotos aeroportuários com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas, prevendo-se inclusive a realização de check-in de passageiros, com entrega de cartão de embarque e despacho de bagagem. Foram previstas melhorias na acessibilidade e no sistema viário local para garantir que o novo sistema de transporte e os novos negócios dele decorrentes tenham no desenvolvimento do projeto uma adequada inserção urbana, considerando o uso do solo, o patrimônio histórico-cultural e o meio ambiente.

A previsão da demanda inicial para o Expresso Aeroporto é de 20 mil usuários por dia, devendo chegar a 55 mil entre viajantes e acompanhantes.

Trem de Guarulhos

Utilizando a mesma via do Expresso do Aeroporto, será implantado o Trem de Guarulhos. Esse serviço permitirá uma ligação ferroviária de alta qualidade entre as duas maiores cidades da Região Metropolitana, São Paulo e Guarulhos. A integração entre a ligação ferroviária e a rede metroferroviária aumentará a velocidade de deslocamento dos usuários de Guarulhos e o acesso ao restante da Região Metropolitana de São Paulo.

O Trem de Guarulhos, com extensão de 19 quilômetros, requer a construção de três estações: Zezinho Magalhães (Cecap), em Guarulhos, servindo com exclusividade esse serviço; Linha F (Brás"Calmon Vianna), prevista para servir a região leste da cidade de São Paulo; e uma nova plataforma no Brás, interligando a nova linha ao complexo metroferroviário.

A previsão da demanda inicial para o Trem de Guarulhos é de 106 mil passageiros por dia, podendo chegar a 285 mil passageiros por dia, com tempo de viagem estimado em 15 minutos.

alesp