A linguagem evocativa de Laura Martufi em harmonia com sua atmosfera

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
29/06/2006 14:58

Compartilhar:

Laura Martufi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/fotolaura_martufi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aprofundando suas experiências numa pesquisa de expressionismo introspectivo, com chamamentos a surrealismo contido, Laura Martufi alcança uma linguagem evocativa de luz e de cor, criando uma harmonia vital com o seu mundo atmosférico.

Os objetos e as figuras da artista aparecem como num espelho que nos afasta da preocupação de descobrir antes de tudo a sua problemática, para em seguida observarmos os resultados pictóricos ou plásticos.

Não nos basta, entretanto, contemplar o céu e a figura de uma jovem que se perfila na paisagem. Envolvidas numa doce atmosfera poética, as imagens femininas oferecidas por Laura Martufi são nascidas em ambientes límpidos, quase irreais como sonhos. A intensidade de sua arte consegue transmitir ao observador o encanto de uma doce musicalidade de linhas e de cores.

Os títulos de suas obras deixam entender a complexidade de sua inspiração. Em todos, a artista infunde uma particular efervescência pictórica que rende inconfundível forma artística. Uma busca de luz que, além de possuir um evidente significado simbólico, serve para traçar os contornos da figura, conferindo-lhe força, plasticidade e, ao mesmo tempo, delicadeza e harmonia.

A complexidade do modo de vida de nossos dias, a induzem a entender o que o crítico Louis Aragon chama de "vertigem do moderno", para quem o ser humano, atingido pela experiência da agressividade da metrópole, se torna desorientado e vítima de si próprio, o que lhe reduz a experiência redundante no impacto com os sentidos.

Na obra Introspecção, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a resposta de Laura Martufi é a criação de oníricos territórios mentais onde a pintura representa liberdade e instrumento da imaginação para uma introspecção pessoal.

A artista

Laura Martufi nasceu na cidade de Latina, Itália, em 1964. Formou-se em pedagogia e é atualmente docente do Liceu Sociopsicopedagogico local. Vive e trabalha na cidade de Cisterna de Latina. Freqüentou diversas escolas de pintura da região do Lazio.

Desde há muito se interessa pelos aspectos teóricos da arte, estudando as relações desta com a filosofia e a psicanálise. Tem predileção pelas correntes metafísicas e surrealistas.

Participou de inúmeras exposições na Itália e no exterior. Em 2004, esteve presente na "Seconda Mostra Internazionale Oltrefrontiera", realizada no Palazzo Caetani, em Cisterna de Latina. e na mostra "Gemellaggio Itália Brasile", realizada na Galeria Spazio Surreale, em São Paulo, SP. E, em 2005, esteve na Feira Internacional de Arte de Padova, Itália.

Foi selecionada para participar do livro Itália Brasil Arte 2005, editado pela Galeria Spazio Surreale e pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico São Paulo.

Possui obras em diversas coleções particulares na Itália e no Brasil, inclusive no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp