Economia verde é apresentada como medida de preservação do meio ambiente


22/11/2011 21:23

Compartilhar:

 Jayme Gimenez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComMeioAmbiente22nov11ZeJaymeGimenez.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fábio Biolcati, Beto Trícoli e Célia Leão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComMeioAmbiente22nov11Ze.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana do Carmo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComMeioAmbiente22nov11ZeAnadoCarmo.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beto Trícoli, presidente da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComMeioAmbiente22nov11ZeBetoTricoli.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ComMeioAmbiente22nov11Ze1.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 22/11, sob a presidência do deputado Beto Trícoli (PV), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável recebeu o economista e um dos fundadores da Made in Forest, Fábio Biolcati, que discorreu sobre a Central da Reciclagem, serviço de utilidade pública de iniciativa da empresa.

A Made in Forest é a primeira rede ambiental global que integra ONGs, eco produtos, prestadores de eco serviços, pontos de reciclagem, área voltada para pessoas interessadas nas causas da sustentabilidade e meio ambiente, explicou Biolcati. Segundo ele, o objetivo é identificar, organizar e divulgar, por meio das redes sociais, a economia verde mundial. "A população não sabe como consumir de forma sustentável - pois as empresas de eco produtos, eco serviços não são reconhecidas - e, o mais importante, não sabe como fazer o descarte desse consumo de forma correta, cumprindo a lei de resíduos sólidos", constatou.

O economista informou que foram identificados 36 tipos de materiais recicláveis, havendo um código para cada tipo de material. "Para o descarte, o consumidor acessa a Central de Reciclagem, disponível no portal da empresa. Tem um programa que lê o código do produto e indica o ponto de descarte mais próximo da casa do consumidor", explicou. Segundo Biolcati, o código será obrigatório em todos os produtos para que as empresas cumpram a lei e divulguem os pontos de descarte, não apenas do produto, mas da embalagem.

Uma das dificuldades apontadas foi a escassez de informações sobre quais as empresas e ONGs que atuam no município, quantos empregos verdes são gerados, as possibilidades de desenvolvimento dessa economia verde, os pontos de descarte de resíduos sólidos. Para o economista, esse buraco faz com que os municípios não estejam preparados para esse modelo de economia.

De acordo com Fábio Biolcati, o serviço oferecido promove educação ambiental, reduz custos de remoção de lixos e aterros e gera empregos ao envolver cooperativas de catadores no processo. "Essa é a proposta, divulgar a economia verde e o descarte correto para o cumprimento da lei, de forma a contribuir para o desenvolvimento do município e diminuir o impacto sobre o meio ambiente urbano", encerrou.



Pauta



A comissão também apreciou pauta com nove itens, dos quais quatro foram aprovados. Dentre eles, dois requerimentos: um que cria uma comissão especial para acompanhamento das ações da Conferência Rio+20, do deputado Beto Trícoli, e outro solicitando a presença do reitor da Universidade de São Paulo, João Grandino Rodas, a fim de prestar esclarecimentos sobre o corte de mais de 1.300 árvores no campus da referida universidade para a construção de um museu, de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL).

Participaram também da reunião os deputados Roberto Massafera (PSDB), Carlos Grana (PT), Ed Thomas (PSB), Itamar Borges (PMDB), Sebastião Santos (PRB) e as deputadas Ana do Carmo (PT) e Célia Leão (PSDB).

alesp