Campanha por hospital estadual


29/04/2008 20:24

Compartilhar:

Donisete Braga (à esq.) próximo ao posto de coleta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/DONISETE 2 HOSPITAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De acordo com o 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), a campanha pela construção de um hospital estadual na microrregião do ABC, que compreende Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, ganhou as ruas do ABC e o coração das pessoas, que não hesitam em assinar o abaixo-assinado. Iniciada em 12/4, a campanha conta até agora com 15 mil assinaturas. O Movimento Acesso à Saúde, Acesso à Vida, responsável pela campanha, que conta com apoio de Donisete Braga, pretende coletar 100 mil assinaturas até o final de junho.

"As pessoas estão receptivas, porque é muito grave a situação da saúde no ABC. Faltam leitos nos hospitais e equipamentos, e os doentes esperam anos por exames ou uma simples consulta", lamenta o coordenador do movimento, Miguel Lajarim. Segundo ele, há postos de coletas de assinaturas nos principais bairros de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, esta última sem um leito hospitalar sequer. Os vereadores do PT, Amilton, Clesson e Claudinho da Geladeira se engajaram na campanha.

O deputado Donisete Braga, por sua vez, informou que pretende pedir apoio dos prefeitos das sete cidades do Consórcio do ABC e dos demais deputados. Além disso, vai encaminhar as 100 mil assinaturas pleiteando o hospital ao governador do Estado, José Serra. Disse ainda que promoverá audiências públicas na Assembléia Legislativa para debater o assunto.

Na semana passada, Donisete foi à Câmara de Mauá falar sobre a campanha pelo novo hospital e ganhou o apoio do presidente, vereador Carlos Alberto Betão (PSB), que se referiu "à coragem e à competência do deputado em defender a população". O vereador Rogério Santana (PT) também aderiu e falou da importância de fortalecer os conselhos municipais de saúde. Já o vereador Lolô Fargini (PDT) disse que "mais uma vez o deputado apresenta uma iniciativa séria e importante para a saúde da população". Também se referiu ao mandato de Donisete como "transparente e compromissado com os anseios da população".

Segundo o deputado, as cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra possuem 585.815 mil habitantes, dos quais mais de 400 mil dependem de hospitais públicos. Ressaltou que em Rio Grande da Serra o número de dependentes do SUS chega a 81% de uma população de 43 mil habitantes.

"Quase 70% da população dos três municípios são atendidos pelo Sistema Único de Saúde. Entretanto, os dois hospitais municipais de Mauá (Nardini e Santa Casa), mais o de Ribeirão Pires (São Lucas), oferecem apenas 275 leitos pelo SUS", justifica Donisete Braga.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp