Poupatempo define prazo para acertar acentuação


25/03/2003 20:48

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Até o final do mês de abril a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica espera ter sanado o problema de acentuação e separação silábica nas Carteiras de Identidade emitidas através do programa Poupatempo. A previsão é da própria superintendência do Poupatempo, apresentada em correspondência encaminhada ao deputado estadual José Caldini Crespo (PFL).

No final do ano passado, o parlamentar apresentou, na Assembléia Legislativa, requerimento de informações cobrando esclarecimentos sobre a emissão de documentos onde o nome do solicitante era grafado erroneamente. Na resposta ao requerimento, a superintendência do Poupatempo argumenta que esses problemas são decorrentes de sistemas antigos que vinham sendo utilizados e que "estão sendo atualizados neste momento". Além das Carteiras de Identidade, as Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) também apresentavam o mesmo problema. Sobre as CNHs, informa a superintendência que "a questão está vinculada ao Cadastro Nacional de Habilitação, de responsabilidade do Serpro, o qual também já foi contatado no sentido de solucionar o problema."

Ao informar que nos Postos do Poupatempo onde o RG é emitido por tecnologia digital o problema já foi solucionado, a superintendência do programa esclarece também, com base em dados do Detran e do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, que os documentos emitidos sem acentuação de nomes ou sobrenomes não são passíveis de substituição.

alesp