Desaparecimento de crianças e adolescentes no Estado


30/11/2005 11:14

Compartilhar:

Gilka Gattás, Maria Lúcia Amary e Cláudia Garcia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AMARY CIENTISTAS Gilka Gattas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary



As professora-doutora Gilka Gattás e a psicóloga Cláudia Garcia estiveram, na terça-feira, 29/11, no gabinete da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), para discutir uma solução para a questão dos casos de crianças desaparecidas no Estado de São Paulo. Estima-se que no Estado existam aproximadamente 8 mil crianças desaparecidas.

Para a parlamentar, dispositivos políticos vêm sendo desencadeados com a finalidade de reduzir o problema. Ela entende que os governos e a sociedade têm uma cumplicidade em relação aos casos. "É preciso desenvolver ações efetivas com o intuito de se evitar que crianças desapareçam dos seus lares", afirma.

Na ocasião, a deputada entregou a Gilka Gattás o requerimento de congratulações aprovado na Assembléia Legislativa, referente ao "Projeto Caminho de Volta". Esse projeto é desenvolvido no Estado de São Paulo desde setembro de 2004.

O Caminho de Volta pretende colaborar na elucidação dos casos de desaparecimento de crianças e adolescentes, empregando métodos que envolvem as áreas da psicologia, biologia molecular, genética, bioinformática e telemedicina. O projeto engloba eixos fundamentais: identificar as causas do desaparecimento de crianças e adolescentes, por meio da análise da organização familiar à qual pertence, e a criação de um banco de DNA dos pais e irmãos, de modo a permitir a identificação do desaparecimento e suas causas, de forma científica e sistemática.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp