Regiões de Ourinhos e Assis reivindicam investimentos na saúde

Audiência Pública LDO 2007 em Ourinhos - TEXTO FINAL
06/06/2006 18:25

Compartilhar:

Vinícius Camarinha, Edmir Chedid, José Claudinei Messias, Renato Simões, Toshio Misato e Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ourinhos mesa4309.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ourinhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ourinhos cidade 4298.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerca de 60 pessoas assistiram à reunião<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ourinhos publi4308.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Câmara Municipal de Ourinhos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ourinhos 4294.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

 


No período em que é realizada a Feira Agroindustrial de Ourinhos, a Câmara Municipal da cidade foi sede da 20ª audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa. Participaram da reunião desta segunda-feira, 5/6, cidadãos das regiões de governo de Assis e de Ourinhos, que apresentaram sugestões à LDO e ao Orçamento de 2007.

Desta vez não foi a apresentação do vídeo institucional da Assembléia Legislativa que abriu a reunião. A Câmara Municipal de Ourinhos produziu um vídeo sobre a cidade, que mostra seus pontos turísticos e imagens que ressaltam a economia local.

Cerca de 60 pessoas assistiram à reunião, presidida pelo deputado Renato Simões (PT) e que contou com a presença dos deputados Enio Tatto (PT), Vinícius Camarinha (PSB) e Edmir Chedid (PFL). O prefeito de Ourinhos, Toshio Misato, e o presidente da Câmara de Ourinhos, José Claudinei Messias, priorizaram a necessidade de investimentos na Santa Casa, que passa por sérias dificuldades.

Assis

A região de Assis teve significativa representação. Cleni Dias, diretora regional da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp), defendeu a causa dos professore aposentados, enfocando a contribuição patronal para o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e a equiparação salarial entre ativos e inativos.

O radialista Reinaldo Nunes apontou a duplicação da SP-333 e a construção de trevo em desnível no acesso a Assis. Ele pediu também aumento no repasse à TV Cultura, programa de contenção de queimadas e obras no conjunto habitacional Assis 3.

O vereador José Luiz Garcia, de Assis, pleiteou recuperação das vicinais, programa de preservação de áreas verdes e construção de passarela de ligação entre a área urbana e os bairros distantes.

Outras demandas

Maria Inês Francisco, do Conselho da Pessoa com Deficiência, reivindicou a distribuição de próteses e órteses na região de Ourinhos. Além disso, ela quer a intensificação do atendimento de saúde, uma vez que os pacientes com deficiência não precisem se deslocar a São Paulo.

Belkis Gonçalves, vice-prefeita e diretora de Assistência Social, quer um plano de gestão no setor. Ela espera que isso venha a minimizar graves problemas sociais da região.

A empregada doméstica Roseli Fernandes da Silva solicitou aprimoramento na distribuição de medicamentos.

Representante dos oficiais de Justiça de Ourinhos, Elisal Vieira destacou que a categoria está fazendo paralisações em todo o Estado, em protesto contra os baixos salários. "Queremos que a Assembléia vote os projetos do Judiciário o quanto antes", disse.

Roberto Cesário, da Comissão do Iamspe, relatou os problemas da instituição e pediu a contrapartida do governo no financiamento do instituto.

Valdete Pereira, diretor de Saúde da Força Sindical, quer mais incentivos para o setor que representa. Joaquim Bernardo pediu mais atenção aos aposentados do Estado e Luiz Horta, do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), pediu mais recursos para a Educação e melhoria salarial para os professores.

Homero Filho, vereador de Palmital, solicitou verbas para as instituições de saúde de sua cidade, incentivo para o setor agrícola, atividade predominante da região, e a construção de nova sede para a Apae.

Encerramento

Enio Tatto, líder do PT, disse que é importante a sociedade adotar a prática de fiscalizar a execução orçamentária e a previsão de gastos na LDO.

A descentralização carcerária é um dos grandes problemas do interior paulista. A afirmativa de Tatto refere-se à política de descentralização do governo, que, segundo ele, causou transtornos a regiões do oeste paulista, as quais mereceriam uma compensação por isso.

O deputado Vinícius Camarinha cumprimentou o trabalho da comissão e elogiou a visita dos parlamentares ao Oeste Paulista para ouvir as demandas regionais. O parlamentar disse que o governo precisa incentivar a formação de um pólo de desenvolvimento, cuja ausência é um dos maiores problemas da região.

O relator das peças orçamentárias, deputado Edmir Chedid, comentou o descaso com relação aos servidores públicos que recebem salários no piso. "E não é o piso salarial. É o chão."

Chedid quer avançar nos debates, seja no que se refere à saúde, seja no que se refere à educação. "Meu compromisso é um relatório que vai representar um passo adiante em relação ao anterior."

Voltar
alesp