Grafismo diversificado em zonas cromáticas compõe a linguagem estrutural de Waldo Bravo

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
14/11/2006 14:19

Compartilhar:

Waldo Bravo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-WaldoBravo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> <i>Os Signos</i><a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/M-WaldoBravosignos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Seja no âmbito da coerência poética, seja no da linguagem, o artista Waldo Bravo deseja sempre dizer algo de novo e atual, fugindo do que Delacroix chamava "os costumes do temperamento". O seu percurso artístico é uma contínua sucessão de resultados que incluem presenças e intervenções de qualificadas propostas significativas.

Por não desejar perder o momento da atualidade, não renuncia em experimentar " por mais difícil e perigoso que isso possa ser ", no interior mesmo da estrutura de sua linguagem. Constantemente, as formas se abrem, como se abre a memória a todas as solicitações de experiência que a enriquecem e a perpetuam na lógica do seu desenvolvimento orgânico. Nada resulta gratuito, automático ou decorativo.

Waldo Bravo, em definitivo, não renuncia à sua inata felicidade expressiva e à sua extroversão, que permanecem como o traço fundamental de seu temperamento. Nessa dimensão viva e detalhada, insere " agora, com maior evidência " um diversificado grafismo, que define com maior rigor as zonas cromáticas interrompidas com rápidas síncopes de prospectivas continuamente variadas.

Tanto sua atual pintura quanto suas gravuras em metal e heliogravuras requerem uma observação mais atenta e analítica, uma atenção mais constante com a qualidade do espaço, um discernimento mais inteligente da interpenetração contínua e orgânica dos sinais e das zonas coloridas.

A obra Os Signos, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é bem significativa dessa fase. Nessa preciosa composição dialética de textura e traço, o campo colorido transforma-se num espaço intencionalmente construído para recolher e verificar numa seule vague temporelle todas as situações que constituem uma complexa e sensível experiência humana.

O artista

Waldo Bravo, pseudônimo artístico de Waldo A. Bravo Avaria, nasceu em Constitución, Chile, em 1960. Durante sua infância residiu no povoado de Nirivilo e, em 1970, mudou-se para Talca, a fim de estudar. Em 1979, transferiu-se para Santiago, onde cursou desenho técnico e projetos no Instituto Nacional de Capacitação Profissional, além de desenho publicitário, artes gráficas e serigrafia artística.

Desde 1981 reside em São Paulo, onde instalou seu ateliê e aproveitou para estudar fotografia em propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing, escultura e modelagem no Sesc Pompéia, gravura em metal no Museu Lasar Segall e gravura em cores com Laurita Salles, no MAC.

Desde 1984, tem participado anualmente de exposições individuais, coletivas e salões de arte nas principais cidades brasileiras, além de mostras nos Estados Unidos, Espanha, Polônia, Dinamarca, Portugal, China, Bolívia, Brasil e Chile, com destaque para: Panorama de Arte Brasileira, Museu de Arte Moderna, São Paulo (1993); Universidade de Honolulu, Hawaii, EUA; FIAP 92, Porto Galeria de Arte, Portugal, Art For You Galery, Kopenhagen, Dinamarca (1992); XI Mini Print Internacional de Cadaqués, Espanha; X Bienal Internacional de Arte de Valparaíso, Chile; III Bienal Nacional de Santos, São Paulo (1991); Galeria de Santiago, Palácio do São Sebastião, Lisboa, Portugal; I Expo Portugueses d"Além-Mar e seus Parceiros, Feira Internacional de Lisboa, Portugal; e Taipei Fine Arts Museum, Taiwan (1986).

Recebeu diversos prêmios e condecorações. Suas obras encontram-se em inúmeras coleções particulares no Brasil e no exterior e em acervos oficiais, como o Museu Nacional de Arte da Bolívia, Museu de Arte Contemporânea de Campinas, Museu de Arte de Santo André, Instituto Cultural Yázigi (São Paulo), Alliance Francaise (São Paulo) e Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp