Estância turística de Batatais abriga telas de Portinari


29/09/2008 15:55

Compartilhar:

Parque náutico <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/batatais 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cachoeira dos Batatais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/batatais 3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Localizada a 355 km da capital, com uma topografia ondulada, encravada entre colinas e com clima ameno, está Batatais. Considerada estância turística estadual, a cidade dos belos jardins, como é conhecida, tem aproximadamente 56 mil habitantes. Além das belezas naturais, como cachoeiras e lagos, a cidade abriga, em sua igreja matriz, 56 obras de Cândido Portinari. O acesso pode ser feito pelas rodovias Anhangüera, Cândido Portinari e Altino Arantes.

Existem pelo menos quatro versões históricas para o significado do nome Batatais. A versão mais aceita é baseada em relatos da época e está ligada à atividade agrícola dos habitantes naturais da região. Os primeiros bandeirantes teriam encontrado por aqui extensas plantações de batatas roxas. Outra versão seria a de que havia índios na região e Batatais deriva de baitava, que significa, em tupi, "rio cascateante entre pedras", referencia às belezas naturais da região. Acredita-se também que outra origem viesse do tupi mboitava " cobra de fogo que, na crença dos índios, era o gênio que protegia os campos contra os incêndios. Estudos mais recentes revelam que batatais ou batatal eram expressões usadas pelos mineradores antigos, que designavam o local onde se achava ouro de superfície.



Um pouco de história



O nome Batatais aparece pela primeira vez em documentos legais justamente na doação de uma sesmaria com esse nome, em 5 de agosto de 1728, pelo governador da Capitania de São Paulo, Antônio da Silva Caldeira Pimentel, a Pedro da Rocha Pimentel.

Pouco depois, no começo do século 19, havia 15 posses de sesmarias na região, que foram se dividindo, dando origem a fazendas. Em 1801, Batatais era um povoado de meia dúzia de casas humildes. Nove anos depois, já tinha um pequeno cemitério e recebia o nome de Arraial de Batatais e, em 1814, já existiam capelas e povoados na região.

No dia 25 de fevereiro de 1815, o capitão-geral da Capitania de São Paulo, atendendo aos desejos dos moradores do Arraial de Batatais, levados ao bispo de São Paulo, pediu ao príncipe regente, futuro dom João VI, que o Arraial dos Batatais fosse elevado à categoria de freguesia com o nome de de Bom Jesus da Cana Verde, seu atual padroeiro.

Em 14 de março de 1839, o presidente da Província de São Paulo promulgou a Lei 128, tornando a freguesia de Batatais uma vila.

Isso significava que Batatais precisava ter uma câmara municipal e uma cadeia, passando a ser um município com governo próprio. Por isso, a data é celebrada até hoje como o dia do aniversário da cidade.



Pontos turísticos



Em estilo neo-clássico, a igreja matriz do Bom Jesus da Cana Verde foi concluída em 1953. No seu interior, encontram-se 56 obras do conjunto que Portinari confeccionou para a igreja. O destaque é o altar-mor, verdadeiro monumento à iconografia universal do Senhor Bom Jesus da Cana Verde (para conferir imagens das obras, acesse http://www.portinari.org.br).



Estação da Cultura



A estação foi inaugurada em 1886, com a chegada da linha-tronco da Mogiana para facilitar a comunicação da cidade com a capital e o porto e acelerar seu progresso. Em 1980 ocorreu o último comboio de cargas de Batatais para Ribeirão Preto. Com a desativação da linha, a estação foi abandonada e, em 1986, foi adquirida pela prefeitura. A partir de 2005, o prédio acomoda a Estação da Cultura.



Cachoeira dos Batatais



Com exuberante vegetação, o complexo da Cachoeira dos Batatais conta com piscinas seminaturais, playground, sanitários, vestiários, lanchonete, área de camping e estacionamento. Há ainda o bosque, uma grande área verde com eucaliptos e variedades de plantas e flores ornamentais. É um recanto de lazer, com pista de cooper, campo de bocha, área de piquenique e lanchonete.



Parque náutico e lago artificial



O Parque Náutico conta com cachoeira, piscinas seminaturais, exuberante vegetação e infra-estrutura turística. Já o lago artificial é cercado de plantas, possui zoológico, reserva natural de plantas, calçadão para prática de ciclismo, caminhadas e cooper.



Fontes http://www.batatais.sp.gov.br/dados.asp; http://pt.wikipedia.org/wiki/Batatais; http://www.portinari.org.br

alesp