Estado de calamidade pública em Biritiba Mirim


24/11/2008 19:33

Compartilhar:

Deputado José Candido com moradores de Biritiba Mirim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/ZE CANDIDO BIRITIBA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado José Candido (PT) reuniu-se, em 19/11, com moradores da cidade de Biritiba Mirim para discutir o decreto de calamidade pública na saúde, instituído pelo prefeito Joaquim Gomes (PTB), em 10/11. Participaram da reunião seis moradores, entre eles, dois ex-conselheiros de saúde.

Durante a reunião, José Candido ouviu o relato sobre a situação da saúde em Biritiba. Entre as denúncias estão: falta de profissionais e medicamentos, médicos atendendo apenas duas horas semanais, falta de equipamentos, problemas estruturais e organizacionais, etc. "A saúde em Biritiba é considerada gestão plena de alta e média complexidade, mas o que vemos é um total descaso com em relação à vida das pessoas", afirmou um dos moradores. Segundo uma moradora, na área da saúde mental, o município conta apenas com um especialista em psiquiatria e neurologia para atender toda a demanda.

José Candido afirmou que, ao saber do decreto, "não poderia deixar de estar em Biritiba e tomar conhecimento da situação". Para o deputado, "a saúde é um problema grave em todo país, mas, no caso de Biritiba Mirim, se faz necessário agir de forma efetiva. Não podemos esperar chegar ao extremo para tomar decisões".

Nos próximos dias, o parlamentar voltará a Biritiba Mirim para dar continuidade à conversa com os moradores. Candido colocou-se à disposição para ajudar o município nas ações de reversão do quadro.

josecandido@al.sp.gov.br

alesp