Eventos esportivos na Baixada Santista integram Calendário Turístico


12/01/2009 15:46

Compartilhar:

Troféu Renata Agondi tem a participação de atletas internacionais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/PAULO ALEX FOTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Maratona Aquática Internacional de Santos " Troféu Renata Câmara Agondi e o Desafio da Mata Atlântica A Tribuna/Cubatão serão incluídos no Calendário Turístico do Estado de 2009. A novidade foi confirmada pelo deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), autor dos projetos de lei nesse sentido, aprovados pela Assembléia Legislativa.

A medida permitirá que as provas sejam divulgadas em todo o Estado, nos materiais informativos produzidos pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Turismo. Paulo Alexandre propôs ainda o desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing para atrair turistas à região no período de realização dos eventos.

Para o parlamentar, as duas competições fortalecem o turismo regional, ao mobilizar grande número atletas, preparadores físicos e jornalistas, entre outros profissionais. Muitos deles são de outros estados e países.

No caso da Maratona Aquática Internacional de Santos, que será realizada no dia 26/1, a presença de atletas estrangeiros de alto nível faz com que a prova tenha a cobertura dos principais veículos de comunicação do país, o que, indiretamente, ajuda na divulgação dos atrativos turísticos da Baixada Santista.

"Dias antes da maratona, os hotéis já registram grande procura de reservas. Como a disputa ocorre no verão, a maioria acaba prolongando o tempo de permanência na cidade", destaca o deputado.

O parlamentar também ressalta a importância do Desafio da Mata Atlântica. "Além de despertar a atenção para o potencial turístico da região, contribui para divulgação de uma área de singular importância histórica e ambiental", explica.

Com percurso de 7,5 quilômetros, subindo pelo Caminho do Mar (Estrada Velha), a prova permite a contemplação das belezas naturais da serra, em um dos trechos onde a preservação da natureza se faz presente. Durante o trajeto, os atletas percorrem os mesmos caminhos desbravados pelos bandeirantes no período de colonização e do Império. "É como se fosse uma aula prática de ecologia e história", conclui Barbosa.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp