Assembleia comemora o Natal com crianças especiais


07/12/2009 19:48

Compartilhar:

Festa de Natal para crianças especiais na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/criancasespeciais (11).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/criancasespeciais (13).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/criancasespeciais (10).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/mais criancas (5).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/criancasespeciais (7).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/(12 of 123).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/criancasespeciais (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/mais criancas (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/mais criancas (7).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/criancasespeciais (12).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/criancasespeciais (9).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/mais criancas (4).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/criancasespeciais (6).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou neste sábado, 5/12, a festa de Natal para crianças especiais, que já está em sua 13ª edição. A festa, voltada para crianças carentes e com necessidades especiais, é coordenada pela Assessoria Policial Militar, que conta com a ajuda de vários setores da Casa.

Segundo Elcio Araújo, diretor do Departamento de Recursos Humanos da Assembleia, neste ano, diversos setores da Casa se engajaram no processo, numa parceria entre o RH, Finanças, Serviços Gerais e área parlamentar. "Essa é a forma que encontramos para contribuir com a sociedade", explicou.

Celso Pinhata Junior, secretário-geral de Administração, contou que essa festa começou em 1997, com a participação de 250 crianças. Nesta 13ª edição foram recebidas mais de 2.000 crianças. Elas são cuidadas por entidades que trabalham com portadores de HIV e crianças com câncer, às vezes são abandonadas pela família, outras tem paralisia cerebral. "Num trabalho que começou com 8 ou 10 organizações, atualmente estamos com 44 entidades", disse Pinhata.



Trabalho voluntário



A participação da Assembleia é feita a partir de um trabalho voluntário dos funcionários da Casa, que cada vez se engajam mais e a cada ano a festa vai ficando maior, beneficiando cada vez mais crianças. "Este ano foi uma coisa fantástica. O DRH está fazendo um trabalho de integração entre diretores e funcionários, e nunca houve um envolvimento tão grande. Podemos considerar que essa é uma iniciativa de sucesso", observou o secretário-geral.

Pinhata destacou que muitos dos colaboradores da festa participam ativamente da vida dessas crianças: eles vão onde elas estão internadas, contribuem financeiramente para que possam ser adquiridos equipamentos fundamentais para o funcionamento das entidades, enfim, participam de sua vida durante o ano todo. E o ano culmina aqui, com essa festa, onde as crianças, além de se divertir, ainda assistem à chegada do Papai Noel e comemoram a data.



Atrações



Além de dois Papais Noéis " um permaneceu durante toda a festa e outro que desceu de helicóptero, para a alegria da criançada " o Exército trouxe tanques nos quais as crianças puderam subir; a Polícia Civil trouxe uma operação com corda (o profissional descia do telhado), havia cavalos para passear, carros de bombeiros com suas sirenes e viaturas policiais cujas buzinas eram acionadas.

Foram montados dois palcos, um no Hall, onde houve apresentações das crianças e corais. E outro no estacionamento, com apresentações de cantores e a Banda da PM. Além disso, foram servidos lanches, frutas e refrigerantes o tempo todo.



Entidades



Maria Luiza Candido Centelli, diretora da Casa da Criança com Câncer, explicou que a entidade recebe crianças de todo o Brasil, principalmente do Norte e Nordeste. Elas recebem alimentação, remédios e transporte para os hospitais. "Temos contribuintes mensais que depositam em conta e algumas empresas que doam alimentos. Mesmo neste ano, quando caiu muito a ajuda, demos um jeito de manter a entidade funcionando", explicou.

Maria Luiza explicou que, há 20 anos, chegou uma criancinha da Bahia, portadora de leucemia, para ser hospedada de uma amiga sua, mas o marido dela não concordou com a hospedagem. "Então recebi em casa essa criança, fui procurar um hospital que tratasse dela e desde então faço esse trabalho". A Casa da Criança com Câncer desde então funciona como uma moradia, acolhendo crianças de outros Estados e seus acompanhantes, que são encaminhados pela assistente social do hospital.



Deputados



Para o deputado Valdir Agnello (PTB) esse evento é uma demonstração muito grande de solidariedade e amor ao próximo. "Eles não precisam de nossa piedade, mas de uma mão amiga. Querem ter uma vida normal. Na minha opinião, o convívio com eles é um aprendizado de superação para nós: só o fato de estarem vivos já é uma grande superação", disse o deputado.

Conforme lembrou Agnello, apesar de faltar um conjunto de políticas públicas para o amparo dessas crianças, São Paulo é o único Estado do país que já conta com uma Secretaria da Pessoa com Deficiência, conforme projeto apresentado por ele nesse sentido. "Agora existe um plano diretor para adequar os equipamentos públicos às pessoas com deficiência", explicou, lembrando que, de dois anos para cá, parte dos imóveis entregues à população pela CDHU já tem adaptações para pessoas com dificuldade de locomoção. "Já há, inclusive, brinquedos adaptados para as crianças", afirmou o deputado.

Para Carlos Gianazzi (PSOL), "o governo poderia providenciar mais suporte para essas crianças com necessidades especiais". Segundo ele, esta festa se constitui em uma grande oportunidade para que os políticos se conscientizem dessa lacuna que existe na sociedade.

alesp