Biografia dos deputados eleitos em outubro/2010 - José Candido


17/01/2011 17:08

Compartilhar:

José Candido<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2011/josecandido.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

José de Souza Candido (PT) estudou até o quarto ano primário. Sua formação profissional é torneiro mecânico, curso feito no Senai de Marília. Em 1971 fixou residência no Jardim Revista, em Suzano, onde fundou a comunidade católica. Indignado com a situação no bairro, passou a cobrar melhorias, tornando-se portador das reivindicações dos moradores.

Fundou a associação de amigos de bairro do Jardim Revista e colaborou na formação de outras associações em Suzano. Motivado por membros da Igreja Católica, em 1982, José Candido disputou sua primeira eleição. Faltaram poucos votos para se tornar vereador, mas se consagrou como uma liderança.

Em 1988, José Candido disputou sua segunda eleição, de novo para vereador, pelo PT. Na Câmara, passou a ser o representante dos moradores mais carentes, que viviam em áreas quase sem nenhuma estrutura. Foi reeleito vereador mais duas vezes, tendo lugar na Câmara de 1989 a 2000.

Em 2006 é eleito deputado estadual e destaca-se nas áreas de combate ao racismo, meio ambiente e direitos humanos. Em 2010, é reeleito deputado estadual. Sua base eleitoral se concentra na cidade de Suzano e no Alto Tietê, onde conseguiu a maioria dos votos para sua eleição e reeleição como deputado.

Entre os projetos de lei apresentados, José Candido destaca os prioritários para aprovação: PL 294/2009, que institui o Programa "Doe Seu Medicamento", visando captar doações de medicamentos e promover sua distribuição através de Hospitais da rede SUS, unidades básicas de saúde e entidades assistenciais; 197/2009, que torna obrigatória a aplicação de cursos gratuitos para a mãe gestante, sobre os socorros emergenciais a crianças de zero a seis anos; e 610/2010, que dispõe sobre o ressarcimento ao Estado, via cobrança na fatura de serviços telefônicos, por despesas decorrentes do acionamento indevido dos serviços telefônicos de atendimento a emergências envolvendo remoções ou resgates, combate a incêndios ou ocorrências policiais.

Entre os muitos problemas enfrentados pela população, Candido destaca a desigualdade social. Para ele, a afirmação de que todos são iguais perante a lei não é uma realidade nacional. Por isso, defende essas pessoas, na busca da garantia de direitos fundamentais como saúde, educação, alimentação, saneamento, cultura e lazer.

alesp