Futuro da represa da Usina depende de estudo


07/07/2011 16:50

Compartilhar:

Reunião sobre o rio Atibaia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/ARYFOSSENDAAEp.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A situação de incerteza dos proprietários e moradores do entorno da Represa da Usina, em Atibaia, com possibilidade do fim da barragem, por hora está descartada. Em reunião viabilizada pelo deputado Ary Fossen (PSDB), no dia 7/7, o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, e a presidente da Sabesp, Dilma Pena, afirmaram que nenhuma decisão será tomada sem a finalização do estudo hidrológico da bacia do rio Atibaia que está sendo desenvolvido por solicitação do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). O encontro contou também com a participação do superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi Jr., e dos representantes dos moradores. O grupo entregou à presidente e ao secretário um abaixo-assinado por mais de 1.200 pessoas pedindo a preservação do ecossistema, já que a região está em Área de Proteção Ambiental (APA).

Walmir Manfrote, representando o grupo, expôs a atual situação da represa da Usina, associada às enchentes dos últimos três anos, motivo pelo qual um grupo de moradores quer o fim da barragem. "As chuvas destes últimos anos foram atípicas. Uma comissão de moradores encomendou a elaboração de um laudo que apontou a barragem como responsável pelas cheias. A represa da Usina não tem interferência nas inundações, pois está a 13 quilômetros de distância dos pontos de alagamento e três metros abaixo do nível", explicou.



afossen@al.sp.gov.br

alesp