Delegação italiana é recebida na Assembléia Legislativa


22/08/2006 17:36

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ProtFraternidade pomezia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Attilio Bello, Emanuel von Lauenstein Massarani e Marco Antonio Hatem Beneton<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ProtFraternidade 0002-marco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cidade italiana de Pomezia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ProtFraternidade pomezia (1).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Município paulista de Itápolis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ProtFraternidade Itapolis.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ProtFraternidade pomezia (2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita da delegação da cidade italiana de Pomezia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ProtFraternidade0010-marco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma delegação da cidade italiana de Pomezia foi recebida nesta terça-feira, 22/8, na Assembléia Legislativa. Saudaram a comitiva o presidente Rodrigo Garcia e o 2º secretário da Casa, deputado Geraldo Vinholi. A delegação veio chefiada por Attilio Bello, presidente do Conselho Comunal de Pomezia e secretario municipal, que esteve representando o prefeito da cidade, Enrico De Fusco.

Attilio Bello manifestou o interesse e a satisfação de sua cidade em poder estabelecer um profícuo intercâmbio com o município paulista de Itápolis, para onde a comitiva estaria se dirigindo no dia seguinte, quarta-feira, com o objetivo de assinar um protocolo de fraternidade conhecido por "Gemellaggio". Durante a visita, foi discutida a importância da influência italiana na cultura paulista e como o relacionamento entre Brasil e Itália pode se beneficiar com a assinatura do protocolo.

Vieram compondo a delegação ainda Anna Ferrazzano, secretária municipal do Planejamento Urbanístico e Gestão do Território, e Massimo Temperilli, representante da região do Lazio. No encontro, estiveram presentes Cristina Hauy, secretária municipal do Planejamento de Itápolis, e Lívia Bucci, representante no Brasil da Bienal Internacional de Roma e da Bienal de Arte Contemporânea de Florença, que intermediou a celebração do protocolo.

Itápolis tem cerca de 40 mil habitantes, 90% dos quais descendentes de italianos. Entre os pontos comuns com Pomezia, está o fato de ambas serem pólos industriais. Itápolis é conhecida como a capital mundial da exportação de laranjas, tendo o maior PIB agrícola do Brasil. Pomezia, situada na região metropolitana de Roma e integrante da região do Lazio, tem cerca de 48 mil habitantes. Após a Segunda Guerra Mundial, notabilizou-se tanto por sua importância industrial quanto por se tornar um destacado centro acadêmico da Itália.

O significado de "Gemellaggio"

"Logo após a Segunda Guerra Mundial", conta Emanuel von Lauenstein Massarani, superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia, "apareceu na Europa, com o nome de "Gemellaggio", um movimento para aproximar municípios de várias partes. Hoje, o projeto alcança cidades de todo o mundo, numa grande rede de cidadania."

"Gemellaggio" quer dizer "cidades gêmeas". A idéia é trocar experiências e desenvolver projetos de interesse comum, sobretudo no campo da economia e da cultura. No caso das cidades de Itápolis e Pomezia, o "Gemellaggio", segundo Massarani, "criará laços que promoverão a economia, o comércio, a indústria, a tecnologia, a cultura e a arte entre as duas cidades, além de facilitar o intercâmbio de estudantes, uma vez que ambos os municípios possuem faculdades".

O relacionamento entre as cidades permitirá ainda que os cidadãos possam fazer amizades na cidade-irmã, como se estivessem em sua própria terra, "conhecendo outras culturas e estilos de vida, e fortalecendo a compreensão e a solidariedade entre os povos".

Massarani destacou ainda que o "Gemellaggio" possibilitará e promoverá a participação ativa de todos os cidadãos. "Por isso, é importante que associações e organizações locais se envolvam, criando atividades em que a população participe ativamente trocando experiências. A criação da Associação Ítalo-Brasileira de Itápolis, bem como a da Galeria de Arte Itália-Brasil, são iniciativas promissoras que servirão de base ao elo entre as duas cidades."

Pomezia

Fundada na época de Mussolini, em 1928, Pomezia é uma cidade da região metropolitana de Roma. Sua tradição agrícola deu origem ao nome Pomezia, que quer dizer "cidade das frutas".

Inicialmente pensada como um centro essencialmente agrícola, após a Segunda Guerra Mundial mudou sua história, tornando-se um importante centro industrial da região do Lazio, em virtude de sua aproximação com Roma e da inclusão de seu território das zonas beneficiadas pela política de desenvolvimento econômico da Cassa per il Mezzogiorno, equivalente à Sudene no Brasil.

Nos anos 80, a região passou por uma forte crise econômica, com pequenas e médias indústrias sendo fechadas. As grandes empresas da região foram gradualmente redimensionadas. A abertura de numerosos centros comerciais fez com que a população passasse do setor industrial para o terciário. Daí, foi um pulo para que Pomezia se tornasse uma cidade satélite de Roma.

O outono e a primavera na região são marcados por fortes chuvas. Já no inverno, é comum a presença de correntes úmidas. Os verões são quentes mas refrescados por ventos.

Os principais eventos culturais de Pomezia são o Carnaval, a Festa do Patrono, no dia 11/8, e a Festa da Assunção, no dia 15/8, comemorada com uma procissão de barcos ao mar e uma missa celebrada sobre a praia de Torvaianica.

A cidade tem um renomado pólo universitário, abrigando a Università La Sapienza di Roma 2, uma das mais importantes universidades européias.

Embora a agricultura tenha parte importante na economia da cidade, sendo muito praticada nos distritos de Santa Procula e Santa Palomba, o turismo aparece como uma das fortes atividades econômicas de Pomezia. Entre os locais mais freqüentados pelos romanos, destaca-se o Parque Aquático, ao longo do litoral próximo de Torvaianica.

Itápolis

O município de Itápolis tem sua origem na fazenda Boa Vista do São Lourenço, também chamada das Pedras, uma das maiores fazendas localizadas na então comarca de Ibitinga.

Pedro Alves de Oliveira foi seu fundador, em 20/10/1862. O gentílico municipal é o itapolitano. Cidade das Pedras é o cognome popular pelo qual o município é conhecido.

Itápolis teve no passado nomes diferentes: Espírito Santo do Córrego das Pedras, em 1871; Boa Vista das Pedras, em 1891; Pedras, em 1906; e, finalmente, Itápolis, em 1910, pela Lei 1.234, de 22/12 daquele ano.

A partir da década de 30, Itápolis passou a ter o café como sua principal cultura agrícola, por influência sobretudo da imigração italiana, de 1910 a 1920. Nos anos 70, entretanto, a laranja passou a ser o principal produto agrícola do município, gerando uma circulação maior de riqueza, pois pode ser industrializado e exportado.

Foi nesse período que a empresa Branco Peres, hoje pertencente ao grupo Cutrale, se instalou no município, beneficiando sobremaneira a economia local. Em vista disso, Itápolis passou a ser conhecida como a capital nacional da laranja e, posteriormente, capital mundial.

alesp