Assembléia Popular


21/03/2007 19:20

Compartilhar:

Josenias Castanho Braga<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/josanias03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cremilda Teixeira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cremilda estela02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evani de Almeida Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ivani de almeida02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Francisco Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/antonio francisco01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edson Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/edson araujo02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Joeder José de Souza <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/joeder jose03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clóvis de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/clovis de oliveira02.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Izabel Araújo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/isabel lopes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Caos no Hospital do Servidor

Luiz Silveira, do Movimento Brasileiro contra a Indústria da Doença, protestou contra a situação de "descaso" em que se encontra a saúde pública no Estado de São Paulo. Referiu-se especialmente ao Hospital do Servidor: "É um verdadeiro caos para conseguir marcar uma consulta, para encontrar um médico de especialidades como a geriatria". Além da demora para agendar consultas, os funcionários prestam mau atendimento, segundo Silveira. Ele pediu a atenção para a instalação da farmácia Dose Certa no interior das estações Sé e Artur Alvim do Metrô, obrigando as pessoas a pagarem ingresso para chegar a ela.

Policiamento em Guarujá

A delegada de polícia aposentada Maria Lima de Matos, presidente do Movimento de Mulheres em Defesa da Vida, protestou contra a falta de policiamento no município de Guarujá. Segundo ela, apenas as praias freqüentadas por turistas mais ricos têm policiamento. Segundo alertou, os trabalhadores do município, principalmente os que moram na periferia, são protegidos por um "estado paralelo" enquanto a polícia não toma conhecimento das barbaridades que ali ocorrem.

Boas-vindas aos deputados

José Roberto da Silva, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, saudou os deputados eleitos para o Legislativo paulista e a nova Mesa Diretora da Assembléia. Pediu aos parlamentares a continuidade do programa Tribuna Popular, a formulação de um pleno estadual de Educação e esforço conjunto para limpar a pauta de vetos. Pediu prioridade à defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Defesa da legalidade

Clóvis de Oliveira, subtenente inativo da Polícia Militar, defendeu a aprovação de emenda constitucional garantindo isonomia de tratamento aos cidadãos brasileiros, especialmente aos militares, durante o período de exceção. Declarou que é necessário que todos os militares somem forças para a aprovação do texto. "Entregamos o texto para o ex-governador Cláudio Lembo e, até agora, não sabemos o que foi feito", lamentou.

Dia do usuário do serviço público

Lembrando o ex-governador Mário Covas, "defensor do direito de todo cidadão ao bom atendimento nos serviços públicos de São Paulo", Mauro Alves da Silva, do Grêmio Social Recreativo Sudeste (SER), propôs uma campanha em todo o Estado instituindo o Dia do Usuário do Serviço Público em 30 de abril. Pediu às ouvidorias das instituições paulistas que publiquem seus relatórios com o objetivo de melhorar os serviços prestados à população e de punir os maus agentes públicos.

Cadáver exposto

Robson Mendonça, do Movimento pelos Direitos da População em Situação de Rua, denunciou a exposição do cadáver de um morador de rua. "O cadáver ficou na praça da Sé da 1h da madrugada até as 9h, quando fiz a denúncia. Só então apareceu o rabecão para retirar o corpo", falou. Ele aproveitou para denunciar a violação dos direitos humanos pela prefeitura, que não cuida da limpeza dos albergues destinados à população de rua.

Números equivocados

Pesquisa encomendada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeosp) e publicada pelo jornal Diário de S. Paulo foi alvo de críticas feitas por Cremilda Teixeira, do Núcleo de Apoio a Pais e Alunos. Segundo ela, a pesquisa está equivocada quando preconiza que 93% dos atos de violência, que ocorrem dentro das escolas, são cometidos por alunos. "O combate à violência, sem justiça, dentro das escolas, é repressão", ponderou.

Ilha de fofocas

José Gomes Pereira, delegado da População de Rua e Albergues de São Paulo, falou do baixo nível dos debates promovidos pela Câmara Municipal de São Paulo, que, segundo ele, parecem "um carnaval". "É hora de deixar a sociedade civil se manifestar", pediu, acrescentando que a maior câmara do país mais parece uma "ilha de fofocas".

Problemas no litoral

Os problemas vividos pelos moradores do litoral sul de Ubatuba foram denunciados pela vereadora do município, Luciana Resende. Segundo ela, o distrito policial determinado para Maranduba ainda não foi instalado, o que coloca em risco os mais de 20 mil moradores da região sul do município. "Vamos solicitar aos senhores deputados audiências nas comissões desta Casa para discutir os problemas que afetam a população de Ubatuba", asseverou.

Problemas no litoral 2

Também a moradora da região sul de Ubatuba e membro da Associação da Baía do Mar Virado para o Turismo da Região Sul (Abamvitur), associação voltada para o turismo local, Izabel Araújo, falou da insuficiência de verbas para a área da saúde. "A Santa Casa tem uma dívida de R$ 17 milhões. O orçamento da Secretaria da Saúde não atende essa demanda", considerou, denunciando que o posto de saúde da região sul, que atendia durante as 24 horas do dia, passou a atender somente durante 12 horas. "Temos que percorrer 30 quilômetros até o centro da cidade e, com os congestionamentos de verão, ficamos mais de três horas na estrada até conseguirmos atendimento", denunciou.

Continuidade

Anderson Cruz, do Instituto São Paulo, defendeu que a Assembléia Popular passe a ser um espaço permanente de manifestação da população. Cruz homenageou, com a entrega de uma placa, José Roberto Alves, do Movimento Comunidade de Olho na Escola Pública, pelo seu trabalho em favor da criança e do adolescente.

Regulamentação

A regulamentação da Lei Específica da Guarapiranga foi abordada pelo representante do Movimento pela Cidadania Zona Sul, Edson Araújo. A merenda escolar servida nas escolas municipais recebeu críticas do líder comunitário, que lamentou a piora da qualidade dos alimentos oferecidos em comparação com a gestão de Marta Suplicy.

Senai

O representante da Associação Cultural Manos da Paz Joeder José de Souza criticou os cursos oferecidos pelo Senai em Diadema. "São cursos que não têm nada a ver com as atividades industriais desenvolvidas na cidade, além de serem pagos, o que afasta a população mais necessitada", afirmou. Joeder reclamou que o Sesi não tem garantido vagas em sua escola para os moradores de Diadema. Segundo ele, as vagas são ocupadas por pessoas de São Paulo e de outras cidades do Grande ABC.

A volta

Evani de Almeida Pereira, do Projeto Malaguenha, saudou a volta do deputado Enio Tatto (PT) e a posse da ex-prefeita Marta Suplicy como ministra do Turismo. Evani criticou a distribuição de cargos no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e fez ressalvas quanto à postura do prefeito de Guarulhos, Elói Pietá, que não tem recebido os conselheiros tutelares.

CPI

A não-instalação de CPIs na Assembléia para apurar denúncias de corrupção nas obras do Metrô e na privatização da Eletropaulo foi objeto das críticas feitas pelo representante dos moradores do Jardim Tremembé Sílvio Luiz Del Giudice. O líder popular criticou também o governo estadual pelo que considera atuação desastrada em várias áreas.



Curva da morte

Josenias Castanho Braga, do Movimento Saúde de Parelheiros, denunciou as condições da estrada de Parelheiros, na qual, segundo ele, tem ocorrido inúmeros acidentes, muitos deles resultando em mortes. A uma região em particular deu o nome de "curva da morte", devido à enorme incidência de acidentes graves. Apelou à subprefeitura para que "arregace as mangas" e concretize projeto de rotatória que existe há mais de um ano. Pediu também que o transporte de massa, especialmente os trens, seja incrementado como forma de melhorar a locomoção das pessoas, bem como de tirar carros e ônibus das ruas.

Falta d"água

Antonio Francisco Pereira, da Associação Jardim Santa Terezinha-Colônia de Parelheiros, reclamou da Sabesp em razão da freqüente falta d"água em sua região. De acordo com a denúncia, além de faltar água por mais de 20 dias, quando ela chega, está em péssimas condições de uso. Pediu providências diretamente ao deputado Enio Tatto no sentido de reforçar sua reivindicação. Denunciou também o Plano de Saúde da Família, que não está prestando serviço de qualidade, e a falta de médicos no pronto-socorro da região.

Pujança da juventude

Marco Aurélio Cinagui Amaral, do Rotaract Vila Formosa, disse estar preocupado com a juventude. Contou que um ex-governador do Rotary afirmou que "a juventude não tem vaidade". "É verdade", comentou Marco Aurélio, "não estamos aqui para aparecer, mas para cobrar melhores condições de saúde e educação para os jovens. A maior qualidade do jovem é a sua pujança para ir atrás de seus objetivos."

Política escorchante

José Martins Leal, do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, disse estar mais uma vez decepcionado com o reajuste que está sendo estudado pelo governo. Para ele, o atual governador tem uma política escorchante em relação ao funcionário público. Criticou a notícia de que o reajuste seria feito de acordo com a eficiência. "Trata-se de um engodo. Mais uma vez, somos tratados como despesa e não como seres humanos", desabafou. Reclamou também dos adicionais que não são incorporados ao salário e acabam na aposentadoria, diminuindo em 30% os vencimentos do funcionário.

Dengue sem controle

Merice Andrade Quadros, da ONG Embu-Guaçu em Ação, cedeu seu tempo a Damião, de Ubatuba. O cidadão ubatubense reivindicou recursos para o município. Afirmou que a única Santa Casa da cidade não está dando conta dos freqüentes casos de dengue na região.

Permanência

O deputado Enio Tatto (PT), autor do projeto que criou a Tribuna Popular na Assembléia, afirmou que pretende trabalhar no sentido de que esse espaço se torne permanente e de que a TV Assembléia seja aberta, como forma de reforçar o aspecto democrático desse meio de comunicação com a sociedade.

O programa Assembléia Popular coloca uma tribuna à disposição dos cidadãos que queiram expor sua opinião a respeito de um tema de interesse da comunidade, todas as quartas-feiras, das 12h às 13h. As inscrições podem ser feitas no próprio dia em que os oradores pretendem fazer uso da palavra, das 11h15 às 11h45, no auditório Franco Montoro, no andar Monumental da Assembléia Legis­lativa. Para isso, os interessados devem preencher um formulário no local, res­pon­sabilizando-se pelas opiniões que serão emitidas. É necessária a apresentação de documento de identidade. Cada inscrito pode falar por, no máximo, dez minutos. As sessões da Assembléia Popular são transmitidas pela TV Assembléia aos sábados, às 12h, pelos canais 13 da NET e 66 da TVA.

alesp