12º Encontro Estadual de Moradia Popular em Sertãozinho


24/03/2011 19:32

Compartilhar:

Simão durante o 12º Encontro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2011/SIMAOPEDROSERTAOZINHOw1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Aconteceu neste final de semana o 12º Encontro da União dos Movimentos de Moradia (UMM), na cidade de Sertãozinho. Participaram 400 lideranças de 25 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, representantes dos movimentos de moradia filiados à UMM e entidades convidadas: assessorias técnicas, ONGs, parlamentares e outros parceiros. O deputado Simão Pedro (PT) fez, no sábado, 19/3, uma apresentação sobre o tema "O impacto dos megaeventos e megaprojetos no direito à moradia e à cidade". Nela, ele defendeu a ideia de que temos de exigir que em cada grande projeto ou evento seja garantido o repasse de parte dos recursos para as pessoas que serão afetadas.

O tema do encontro foi "Direito à Cidade: crescimento econômico versus inclusão social", e como subtemas a exclusão social e territorial relacionada ao crescimento econômico, a relação entre os desastres chamados naturais e a gestão da ocupação do solo urbano, e as remoções geradas pelos grandes projetos.

No sábado, vários outros temas foram abordados, como mutirão e autogestão, negritude e moradia, gênero e moradia, idoso e moradia, juventude e moradia, LGBTT e moradia, cortiços e moradias em áreas centrais, favela-urbanização e regularização e a luta pela reforma urbana e contra os despejos.

Com Simão, fizeram parte da mesa: Braz, de Suzano, Edileuza, do Movimento de Moradia de Sertãozinho, e Luiz Kohara, arquiteto, urbanista e diretor do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.



spedro@al.sp.gov.br

alesp