Usuários reclamam das barcas de Vicente de Carvalho


12/04/2007 19:00

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA BARCA C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Haifa Madi e usuário das barcas de Vicente de Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA BARCA A .jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAIFA BARCA B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Falta de manutenção, superlotação e atrasos das saídas das embarcações foram apenas alguns dos problemas constatados nesta quinta-feira, 12/4, pela deputada Haifa Madi (PDT) em visita à travessia de barcas Vicente de Carvalho"Santos. A parlamentar esteve no local a pedido dos usuários, que estão inconformados com a situação, que já perdura há dias, causando transtornos para milhares de pessoas.

Na ocasião, Haifa conversou com usuários e constatou que as três embarcações que faziam o trajeto no período das 7h30 às 9h estavam malconservadas e lotadas. Pior que isso, ela confirmou a existência de atrasos de até 25 minutos, em razão da reforma de uma das embarcações, que está parada há meses.

"É minha obrigação ouvir as reclamações sobre os serviços de competência do Estado. Vim ver pessoalmente a situação. Vou indicar ao governador a necessidade de melhorar a manutenção e de realizar o conserto da embarcação que vi parada", disse a parlamentar.

Haifa revelou que pretende marcar uma reunião com o secretário dos Transportes para acompanhar de perto esse trabalho. "Não sou especialista, mas não gostei do estado de conservação das barcas. Acredito que as embarcações precisam de uma vistoria técnica, até porque os próprios funcionários, que não quiseram se identificar, informaram que duas balsas (Itapema e Ademar de Barros) estão quebradas e deixaram de operar", comentou a deputada, informando que pedirá à Dersa que cobre providências da OP Mariner, concessionária do serviço de travessia.

Usuários

Nilson Nunes, morador de Guarujá que utiliza diariamente o serviço, disse que a superlotação, a mistura entre pedestres e ciclistas e o atraso das saídas são os principais problemas no transporte por balsas.

Outro usuário, Alcides de Souza, disse que até idosos já caíram na rampa e que, em dias de chuva, os usuários sofrem também com as goteiras dentro da embarcação Paicará. Haifa Madi constatou que, do lado de Vicente de Carvalho, na área destinada à entrada dos usuários, é feita a separação entre pedestres e ciclistas, mas que o mesmo não ocorre na área de saída da embarcação. "Isso poderia ser resolvido apenas com o controle dos funcionários, como ocorre no embarque. No lado de Vicente de Carvalho, por exemplo, existem dois corredores para desembarque. Um poderia ser exclusivo para pedestres e o outro para ciclistas", propôs.

Na conversa com os usuários, entre eles o cadeirante Davi da Silva, a parlamentar observou ainda que, do lado de Santos, o desembarque é feito por uma rampa muito inclinada, exigindo que a pessoa em cadeira de rodas seja ajudada por duas outras pessoas para conseguir subir.

A deputada disse que todas as observações constarão de relatório que pretende encaminhar às autoridades responsáveis pelo sistema de travessia.

hmadi@al.sp.gov.br ou haifamadi@al.sp.gov.br

alesp