Pedetista rende tributo a Leonel Brizola


22/01/2007 18:53

Compartilhar:

Deputado Geraldo Vinholi e Leonel Brizola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vinholi Brizola.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Geraldo Vinholi, 2º secretário da Assembléia Legislativa e secretário geral do Partido Democrático Trabalhista (PDT), homenageou Leonel Brizola, que faria 85 anos nesta segunda-feira, 22/1. "Brizola representou a continuidade do governo trabalhista e, juntamente com Getúlio Vargas, João Goulart (Jango) e Darcy Ribeiro, influenciou a política brasileira", disse Vinholi.

Político de esquerda e fundador do PDT, Leonel Brizola foi lançado na vida política por Getúlio Vargas. Ele foi prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul, deputado federal pelo extinto Estado da Guanabara e duas vezes governador do Rio de Janeiro. Um dos líderes da resistência ao Golpe de 1964, Brizola foi exilado pelo regime militar. Depois da anistia, candidatou-se à Presidência da República por duas vezes, mas não obteve sucesso. Brizola faleceu em junho de 2004, aos 82 anos.

"Por onde passou deixou sua marca e, principalmente, sua paixão pela educação. Teve como um de seus pontos altos a idealização, com a ajuda de Darcy Ribeiro, do mais arrojado e revolucionário programa educacional já desenvolvido no Brasil: o Programa Especial de Educação, baseado na construção dos Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), que o povo apelidou de "Brizolão". Uma escola integrada, de turno único, com assistência médico-sanitária e nutricional, biblioteca e estudo dirigido, tendo cada Ciep capacidade para até mil alunos. Nada menos do que 500 deles foram deixados, prontos ou em construção, uma concepção completa de assistência ao aluno e suas famílias. Além da ação social, proporcionava qualidade de ensino igual a de escolas privadas", lembra Vinholi.

O parlamentar destaca ainda que Brizola foi um defensor intransigente da soberania nacional, do respeito às instituições e das oportunidades para as empresas nacionais. Ressalta que o líder trabalhista batalhou pela ampliação de conquistas e em defesa dos direitos dos trabalhadores, com a implantação de um governo forte e capaz de impulsionar o desenvolvimento.

"Em função destas posições que contrariavam o interesse dos grandes grupos nacionais, Brizola tornou-se inimigo de setores da elite. Porém, veio a ser reconhecido nacionalmente, por todos, até pelos seus adversários, como uma referência de conduta política no país. Cabe a nós pedetistas, que tivemos a oportunidade de conviver com Brizola e estudar a política que praticou e pregou, além da ética que sempre norteou as suas ações, defender sempre sua bandeira e nos sentirmos orgulhosos em tê-lo como referência", disse Geraldo Vinholi.

gvinholi@al.sp.gov.br

alesp