1º de outubro - Dia nacional do idoso: uma reflexão contra preconceitos e desrespeitos

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
30/09/2008 18:12

Compartilhar:

Mulato, de Heinz Budweg<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/Mulato Budweg.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O avanço da medicina e a melhora na qualidade de vida são as principais razões da elevação da expectativa de vida do idoso em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde a população mundial está ficando cada vez mais velha e por volta de 2025 " pela primeira vez na história " prevê-se que haverá mais idosos do que crianças no planeta.

No Brasil, são muitos os problemas enfrentados pelos idosos em seu dia-a-dia. A perda de contato com a força de trabalho, a desvalorização de aposentadorias e pensões, a depressão, o abandono da família, a falta de projetos e de atividades de lazer, além do difícil acesso a planos de saúde são os principais.

Sem que existisse um real consenso, o Dia Nacional do Idoso foi comemorado nos últimos 15 anos no dia 27 de setembro, entretanto a partir da Lei 11.433, de 2006, a comemoração passou a ser celebrado no dia 1º de outubro, juntamente com os demais países.

A fim de reverenciar os idosos de todo o mundo, reproduzimos nesta página algumas obras do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, que os enfocam e sirvam de reflexão para acabar com os preconceitos e desrespeitos em relação às pessoas que ganharam a sua maturidade.





"Velho caboclo do sertão" - Jorge Solyano



A espontaneidade e a humanidade do artista são surpreendentes, em volta das quais rodeia uma incessante operação psíquica dos temas propostos com extraordinário realismo



"Roda de amigos" - Pedro Gava



O componente humano e o natural constituem uma realidade. Os efeitos da cor compõem, em cada quadro, uma atmosfera serena e idílica. Os elementos humanos que constituem a composição criam a representação dessa realidade.



"O velho" - Mauricio Takiguthi



Criando um estilo totalmente original e um gosto refinado do retrato, o artista sabe amadurecer o instintivo sentido da cor, disciplinando a arte de usá-la com cuidadosa medida e com robusta variedade de acordes.



"O mulato" - Heinz Budweg



Uma mensagem artística se desenvolve num crescendo de tonalidades expressivas para ressaltar uma linguagem diversificada e sugestiva, mas sempre autentica de valores humanos e poéticos.



"O mulato" - Gilberto Masson



Seu objetivo sempre foi a essencialidade, na qual se refletem a intenção de manter um discurso dentro de uma linguagem extremamente precisa, clara e, ao mesmo tempo, a vontade de prender o espectador.

alesp