Assembléia comemora com movimentos populares o Dia da Consciência Negra


14/11/2007 22:04

Compartilhar:

Rapper Thaíde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM NEGRA 010 MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Patrícia Lima  e Thaíde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM NEGRA 011MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Serafim conta que nos trinta ano em que milita no samba, as rádios vem aceitando o estilo cada vez mais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM NEGRA 015MAC.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a presença de representantes dos principais estilos musicais da periferia, foi comemorado na noite desta quarta-feira, 14/11, o Dia da Consciência Negra " que é celebrado no dia 20 de novembro mas ganhou comemoração antecipada " a fim de homenagear pessoas que tenham ligação com movimentos populares e sejam representativas na comunidade.

A iniciativa foi da deputada Patrícia Lima (PR), uma ativa incentivadora dos movimentos populares, que ofereceu ao rapper Thaíde uma placa comemorativa do evento.

Patrícia falou da sua intenção de dar voz, através dos artistas que vêm da periferia, à população pobre e discriminada dos bairros de São Paulo.

Thaíde agradeceu a homenagem e falou que dizer que o brasileiro negro e pobre só tem como arte o samba e o futebol é um discurso ultrapassado. "Os artistas populares da periferia têm a obrigação de mostrar que existe um caminho. Construir um futuro melhor depende da ação de cada um. Temos que fazer a nossa parte".

Serafim, da equipe Zimbabwe, é um incentivador da cultura negra e do samba há 30 anos. O sambista contou que quando começou a trabalhar com o samba, as rádios torciam o nariz para esse estilo musical, mas as que apostaram no samba, hoje estão entre as mais ouvidas. "A população aprendeu a comemorar os eventos mais importantes, como o Natal e o Ano-Novo, com muito samba".

Também estavam presentes no evento os sambistas do grupo Samba na Laje, o rapper Rappin Hood, líderes comunitários e um público interessado em rap e samba de raiz.

alesp