Socorro, "onde ainda se vive"


10/07/2008 16:45

Compartilhar:

Cristo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Socorro-236F.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Socorro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/Socorro-2558.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafting no Rio do Peixe <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/socorro- ROB-rio do peixe_socorro (3).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rafting no Rio do Peixe <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2008/socorro- ROB-rio do peixe.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Estância de Socorro está localizada no interior de São Paulo, junto à Serra da Mantiqueira. Limita-se ao norte com Águas de Lindóia e Monte Sião (MG), e a oeste com Monte Alegre do Sul e Serra Negra.

Socorro foi mais uma das cidades do interior paulista que descobriu no esporte de aventura a oportunidade de mostrar ao turista brasileiro a sua beleza natural. Porta de entrada para o Circuito das Águas Paulista, a cidade é banhada pelo Rio do Peixe, onde são praticados rafting, acqua-ride, bóia-cross e canoagem. Além desses esportes, o relevo permite ainda a prática do vôo livre, mountain bike, moto cross, off-road, canyoning, cascading, rapel, trekking e outros. Para os menos aventureiros, Socorro reserva parques, águas medicinais, pescaria e atrações culturais e a feira da malhas, que representa a tradicional indústria com mais de 400 malharias.

A fundação da cidade se deu em 9 de agosto de 1829, data em que foi rezada a primeira missa na capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a padroeira que deu origem ao nome da cidade, ainda situada no mesmo local.

O clima ameno, o ar puro e a beleza natural deram origem ao slogan "Socorro, onde ainda se vive".



Atividades econômicas



Além do turismo convencional e o de esportes de aventura, a Estância de Socorro tem por base econômica a agricultura e centenas de micro empresas de malharia. Os preços baixos e a constante renovação das malhas, seus hotéis, pousadas e centros de lazer atraem, a cada dia, mais turistas para a cidade. A modernidade se mistura com os casarões do fim do século XIX e início do século XX, a exuberante natureza e a tranqüilidade deu origem a outro slogan à cidade: "Socorro, caminhos da natureza."



Aspectos culturais



A população é de pre­dominância católica, sendo a maioria descendente de imigrantes italianos. Esses dois fatores proporcionam um costume de muitas festas e quermesses nos mais de 50 bairros que compõem o município. Como folclore local existe a Congada de São Benedito, a festa do Divino Espírito Santo e também as grandes festas juninas, onde se destaca a do bairro do Oratório, que ainda mantém a tradição das passadas na brasa.

Dentre as festas típicas destacam-se as festividades que ocorrem entre 9 e 15 de agosto, sendo a maior festa do circuito das águas, na qual se comemora o aniversário da cidade, a festa do morango e também o dia da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.



Fontes: www.estanciadesocorro.com.br/galeria/default.asp; www.socorro.sp.gov.br/historia.asp; www.cidadedesocorro.com.br

alesp