Opinião - A mulher e as oportunidades para o futuro


01/03/2010 18:09

Compartilhar:


Dia 8 de março, como a maioria das pessoas já sabe é o tão comentado e festejado Dia Internacional da Mulher, data que foi estabelecida pela ONU para lembrar ao mundo a presença e a importância da mulher na existência humana. Mas, me pergunto sempre, por que criar uma data específica se são nossos todos os dias, todas as noites e todos os momentos, ao lado do homem e de todas as criaturas com as quais temos o dever de conviver sempre na maior harmonia possível?

Na minha concepção cidadã de vida pública, com longo currículo na militância política pelos direitos fundamentais da mulher, esta data é muito mais que uma simples comemoração. É um recado bastante direto e objetivo para toda a nossa sociedade e especialmente para os homens, para que se lembrem de que somos parceiros naturais nesta caminhada terrena.

Graças à luta da mulher nas últimas décadas, o mundo se tornou um lugar mais interessante. As conquistas que tivemos em todos os setores sociais permitiram uma espécie de equilíbrio entre o mundo masculino e o feminino, maior respeito e a convicção de que podemos sim, graças ao bom senso, partilhar a vida de uma maneira muito mais serena, sem conflitos e com avanços.

Dentro desta política de bom senso e de união de esforços para que possamos construir uma sociedade igualitária, responsável e de respeito mútuo entre todas as criaturas, quero não somente parabenizar todas as mulheres de nossa cidade e de nosso país, mas desejar que todos os dias do ano sejam dedicados a todos nós, homens e mulheres, sem distinção de posição social, credo ou convicção ideológica, pois somente juntos é que poderemos dar um novo e real significado para o termo "cidadania".

E este ano será especial para todos nós, pois teremos as eleições que definirão o futuro do nosso país. A oportunidade novamente bate à nossa porta. No limiar do terceiro milênio, mais que nunca se faz imprescindível e vital, no mundo e no Brasil, a ampliação da efetiva participação das mulheres na vida política, não apenas como eleitoras, mas principalmente como ocupantes eleitas de todos os cargos.

É preciso que haja também um equilíbrio no poder público, com a efetiva participação feminina nestas eleições. Como sabemos, mesmo havendo a obrigatoriedade de que pelo menos 30% dos candidatos a cargos eletivos sejam compostos por mulheres, raramente este percentual chega a ser completo. Falta o desejo e o sonho de que é sim possível que a mulher participe também da política e faça parte da condução dos destinos da nossa sociedade.

A hora é agora e não podemos esperar mais. O futuro, minhas caras amigas, não é uma prerrogativa essencialmente masculina, nós fazemos parte dele. E nada mais justo que possamos participar cada vez mais dos rumos políticos, sociais e econômicos do nosso Brasil, para que as nossas conquistas alcancem patamares ainda maiores.

Que este Dia Internacional da Mulher seja para nós, brasileiras, a data inicial de uma nova era feminina, o começo de uma grande jornada em busca de uma vida melhor para todos nós. O caminho está livre, as oportunidades se abrem à nossa frente. Só nos resta dar o primeiro passo para não parar nunca mais.



*Célia Leão é deputada estadual pelo PSDB, na Assembleia Legialtiva do Estado de São Paulo.

alesp