Museu de Arte do Parlamento - Concetta Esposito


01/08/2011 10:05

Compartilhar:

Concetta Esposito<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/CONCETTAESPOSITO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Figura de Mulher<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/FIGURADEMULHERCONCETTAESPOSITO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A tridimensionalidade das figuras femininas de Concetta Esposito através da aquarela



A graça e a beleza feminina envolvidas numa atmosfera de harmonia e preciosismo constituem o tema dominante da pintura de Concetta Sposito. A relação forma e cor, musical e ritmicamente realizada, suscita no observador uma completa adesão espiritual e emocional, paralelamente a um fascínio intenso e uma sugestão envolvente.

Extasiada pelas próprias criações e pelas refinadas figuras femininas, a artista se exprime com habilidade através da difícil arte da aquarela. Seu desenho é modulado com rara pureza formal e com perfeito domínio técnico.

A figura humana assume uma particular identidade reveladora de um traço preciso do retrato, de um vulto autentico que se tornou uma aquisição técnica de espaços, volumes e formas em área tridimensional quase escultórica.

Se analisarmos os jogos de sombras e os relevos de suas obras, podemos observar que, dos segmentos de luzes ressaltam nus e perfis com um seu expressivo caráter interior.

Para Concetta Espósito o mundo é uma pesquisa da transparência das imagens, das cores, da luz que ela fixa sobre as telas com a graciosidade que ela recente.

A obra "Figura de Mulher" doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, a criatura representada emerge como o ideal da poesia e da graça, sobretudo quando engloba em si mesma as qualidades que são próprias da feminilidade.



A Artista



Concetta Esposito nasceu em Napoles, Itália em 1962, onde se formou no Liceu Linguistico. Há alguns anos transferiu-se para a cidade de Aprilia onde montou o seu atelier. Com a finalidade de conhecer o modo de pensar e de vida dos diversos povos do mundo tornou-se uma apaixonada viajante. Autodidata, pinta utilizando a técnica de óleo sobre tela e nanquim, trabalha com terracota, mas prefere a aquarela que lhe permite ser mais instintiva tanto na cor quanto na pincelada. Freqüentou os ateliers do escultor Volvo e do artista plástico De Waure, com os quais aprendeu novas técnicas.

Participou de diversas mostras coletivas, salões de arte e concursos, entre eles destacando-se: Sabaudia (2001); Município de Agna, Palermo, Itália; Quartel dos Carabinieri de Nuova Siri, Matera, Itália; Rotary Club de Aprilia, Cisterna (2002 e 2003); Nettuno (2002); Manzù; 2° Concurso Nacional de pintura da Cidade de Fondi (2003); Gemellaggio artístico Italia-Brasile, Galleria Spazio Surreale, São Paulo, Brasil (2004).

No ano de 2003 realizou uma importante mostra individual no Palazzo Caetani em Cisterna di Latina e recebeu o 2° Prêmio do Concurso Nacional A. Belli em Roma. Em janeiro de 2004 participou da 2° Ediçao da Mostra Internacional OltreFrontiere realizada no Palazzo Caetani em Cisterna di Latina.

Possui obras em diversas coleções particulares na Itália, no Brasil e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp