Laranjas petistas

Opinião
18/08/2005 18:52

Compartilhar:

Deputado Milton Flávio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/MiltonFlavio7.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

É triste, embora fosse, há tempos, absolutamente previsível. Sob o comando eterno do PC do B " o que por si só já demonstra sua falta de representatividade junto aos universitários " a UNE se transformou, para usar expressão da jornalista Liliana Pinheiro, de Primeira Leitura, numa espécie de "laranja do petismo". Mas não está só nesta sua empreitada, por assim dizer, cínico-pecuniária. Conta com o apoio da CUT, MST e de outras organizações sob a tutela do PT, ainda sob forte influência de José Dirceu.

Vale a pena reproduzir o que nos informam os jornais. De janeiro a agosto de 2005, a UNE recebeu do governo federal R$ 1,2 milhão, praticamente o dobro do que lhe fora repassado pela administração Lula em 2003 e 2004. Em julho, com as CPIs em funcionamento, a entidade recebeu dos cofres públicos R$ 773 mil. Há quem diga que nosso presidente é um lunático. Ao contrário. É ausente, mas precavido. Logo viu que poderia precisar de uns rapazes nas ruas a lhe defender a honra sob suspeita. Na última terça-feira, 16/08, os guris fizeram sua parte. Foram às ruas de Brasília dizerem que são contra a corrupção " nem Lamas, o Jacinto tesoureiro do PL, teria coragem de dizer o oposto ", mas que rejeitam qualquer tentativa de punição a Lula.

Ora, quem é contra a corrupção não pode ser contra a averiguação dos fatos. E o de que dela resultará é algo que só se saberá no final. Em sendo assim, quem se pretenda sério não pode condenar previamente " e muito menos absolver " os suspeitos, ainda que entre eles esteja o presidente da República. Ou os meninos da UNE acreditam que Lula é mesmo, como ele próprio se auto-intitula, "um homem sem pecados"? É evidente que ali não há inocência. O que existe é o desejo claro de engordar os cofres, já que o monopólio indecente da entidade na emissão de carteiras de estudantes lhe parece insuficiente para bancar as contas.

No limite, o que se vê é algo dantesco, que só a total ignorância do governo do que sejam princípios republicanos poderia patrocinar. Um presidente acuado, incapaz de dar à nação uma explicação decente sobre o que está sendo desvendado dia após dia, usa os recursos públicos para comprar aplausos insinceros.

Ainda mais grave foi a fala sempre destrambelhada do presidente nacional da CUT, um dos inúmeros tentáculos do polvo petista. E o que disse João Felício? "Que ninguém vai cassar o Lula, porque, para cassá-lo, terão que passar por cima dos movimentos sociais, estudantes e povo brasileiro". Que maravilha! Quer dizer que, se, amanhã ou depois, ficar comprovada a responsabilidade do presidente pelo mar de lama em ebulição, o boquirroto vai colocar a massa nas ruas para impedir o cumprimento da Constituição?

Pelo visto, hoje, os que vão às ruas defender o governo e o presidente só o fazem a soldo. Os mais humildes, em troca de lanche e condução gratuitos. Os mais espertos, por conta dos generosos recursos oficiais que irrigam os cofres das instituições que representam.



Milton Flávio (PSDB)* é professor de Urologia da Faculdade de Medicina da UNESP, em Botucatu, e vice-líder do governo na Assembléia Legislativa de São Paulo.

miltonflavio@al.sp.gov.br

www.miltonflavio.org

alesp