Extinção da Febem é discutida na Assembléia
Clique para ver a imagem " alt="Mesa do "Seminário do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente" Clique para ver a imagem ">
Um sistema prisional, com superlotação, intervenção ostensiva apresentada em marcas, hematomas, além de precariedade e negligência com a saúde dos internos. Estas foram algumas das denúncias feitas na manhã desta quarta-feira, 24/5, na Assembléia Legislativa, sobre a inspeção do complexo Tatuapé da Febem, realizada em março último. Os dados foram apresentados por Fábio Silvestre da Silva, psicólogo, representante do Conselho da Criança e do Adolescente do Conselho Regional de Psicologia (CRP/SP).
Ele é membro da comitiva formada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Regional de Psicologia e do Parlamento Paulista, entre outras, que formulou relatório cuja íntegra será levada a público junto com outros levantamentos que estão sendo feitos em todo o país.
As declarações foram feitas na abertura do Seminário do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, coordenado por Givanildo Manoel, do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Segundo o coordenador, o ato realizado no auditório Teotônio Vilela é em defesa "do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pelo Governo do Estado e em favor da extinção da Febem". Entre as justificativas pela extinção da instituição, ele afirmou que é urgente fazer uma avaliação da implantação de 42 novas unidades no Estado. "O orçamento para a Febem é de aproximadamente R$ 1 bilhão, quase o mesmo destinado à USP", afirmou.
Simone Cassini, representante da Corte Interamericana de Direitos Humanos, falou sobre a tramitação de processo que a entidade move contra o Estado de São Paulo, pelas más condições das unidades da Febem. Declarou que o Estado só permite a visita ao complexo do Tatuapé porque está correndo o processo naquela unidade. Cassini informou que são enviados relatórios para a Corte a cada dois meses; em contrapartida, o Executivo também envia os dele, fazendo a própria defesa. "Já está demonstrado que se trata de um sistema falido, a cada relatório se busca um culpado, como os representantes de órgãos defensores dos direitos do adolescente e da criança", afirmou.
O seminário foi dividido em dois módulos, com a apresentação de levantamentos sobre a situação dos internos pela manhã e, à tarde, com debates sobre o tema, com a finalidade de "reforçar a posição do movimento e cobrar do Estado medidas de combate à violência contra o adolescente e a criança".
Participaram do encontro ex-funcionários da Febem, membros de conselhos tutelares e professores, além de militantes de combate à violência contra o adolescente e a criança vindos do interior.
Foi denunciada a situação da unidade de Guarulhos, instalada próximo a um presídio, "em área contaminada, além de muito distante do município".
O Projeto de Lei 877/1999, de autoria de deputado Renato Simões (PT), pela extinção da Febem em todo o Estado, foi discutido no encontro. A proposta do deputado é a criação de novo modelo, instalado com o envolvimento e co-responsabilidade dos municípios.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições