Assembléia paulista participa de "1º Seminário de Boas Práticas Ambientais no Poder Legislativo"


29/10/2007 19:06

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt=""1º Seminário de Boas Práticas Ambientais no Poder Legislativo" Clique para ver a imagem "> Celso Mitsuhiro Matsumoto aborda as ações ambientais desenvolvidas pela Alesp, desde 1999, e as que estão em fase de implementação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Eco camara c.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Celso Mitsuhiro Matsumoto, gerente do setor de Qualidade da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Eco camara  b.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais no Poder Legislativo", que se realiza em Brasília, de 29 a 31 de outubro, na Câmara dos Deputados, tem em sua pauta debate sobre as iniciativas adotadas pelo Congresso Nacional e pelas assembléias legislativas estaduais para reduzir os possíveis danos causados ao meio ambiente no funcionamento desses poderes.

O evento, iniciado na manhã desta segunda-feira, 29/10, vai promover a troca de experiências entre as várias casas parlamentares e preparar, através de curso de formação a ser realizado em 31/10, funcionários das casa legislativas como gestores da água em edificações. (Veja abaixo a programação completa).

O representante da Assembléia paulista, Celso Mitsuhiro Matsumoto, gerente do setor de Qualidade da Casa, fará sua apresentação nesta terça-feira, 30/10, a partir das 14h, tratando das ações ambientais desenvolvidas pela Alesp, desde 1999, e as que estão em fase de implementação.

A coleta e separação de material reciclável é prática adotada pela Assembléia de São Paulo desde 1999. O Legislativo de São Paulo recolhe 8 toneladas de papel por mês, baterias de celulares, latinhas de alumínio, toners de impressoras, cartuchos de tinta e sobras de alumínio de obras. A coleta desse material beneficia 16 entidades filantrópicas cadastradas e é realizada por integrantes de uma frente de trabalho e por pessoas encaminhadas pela Justiça paulista e que cumprem pena de serviço comunitário.

Em 99, ano em que o país enfrentou o chamado apagão de energia elétrica, a Assembléia estabeleceu um programa que resultou na economia de R$ 120 mil em compra de energia elétrica e 50% a menos no custo de energia elétrica da Casa. A Casa estabeleceu também, em 2003, parceria com a Sabesp para uso racional de água, com economia financeira de 40% e redução em 18% do consumo de água.

Em 2007, a Assembléia está implementando um sistema de gestão ambiental (ISO 14001 - normas internacionais para um SGA, e ISO 14064 " normas internacionais para realizar inventário de emissões de gases de efeito estufa) e um Plano de Governança Sustentável.

Programação:

29/10:

9h - Cerimônia de Abertura;

10h - Primeira Mesa:

Gestão ambiental;

Licitação sustentável;

Gestão de energia;

11h30 - Debate.

14h - Segunda Mesa:

Gestão da Água;

Gestão de Resíduos com foco social;

Gestão de Resíduos com foco ambiental;

Educação (Alfabetização) Ambiental.

16h " Debate.

17h - Terceira Mesa:

Arquitetura e Construção Sustentável;

Transporte Sustentável "Programa Despoluir" CNT;

Parceria com ONGs.

30/10:

9h Cases

Parlamentos Internacionais (Canadense, Australiano e Sueco);

Senado;

Tribunal de Contas da União;

Câmara dos Deputados.

14h - Cases Estaduais e Municipais:

Assembléia Legislativa de Santa Catarina;

Assembléia Legislativa de São Paulo;

Assembléia Legislativa Mato Grosso;

Assembléia Legislativa do Espírito Santo;

Assembléia Legislativa do Acre;

Câmara Municipal de São Paulo;

Câmara Municipal de Birigui;

Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Exposições:

Durante o evento (29 e 30), as Ongs disponibilizarão informações e materiais em stands no Foyer do Auditório Nereu Ramos, com o propósito de desenvolver parcerias com órgãos do legislativo brasileiro.

31/10:

8h30 - Curso de Formação de Gestores da Água em Edificações pela ONG Água e Cidade.

Atualização: fotos em 30/10

alesp