Monumento às Bandeiras

Monumentos paulistas
02/07/2008 17:08

Compartilhar:


São Paulo possui ícones que se incorporaram à memória dos paulistanos e dos brasileiros de outras regiões do país, graças à exposição em novelas, filmes e peças publicitárias. Um dos mais representativos é o Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret, localizado no parque do Ibirapuera, em frente ao Palácio 9 de Julho, sede da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

A escultura, em granito, tem 50m de comprimento por 16m de altura, e foi inaugurada em 1953, nas comemorações do quarto centenário de fundação da cidade. Representa os bandeirantes em sua caminhada para o interior " a frente do monumento é voltada para Noroeste ", puxando a canoa das monções e acompanhados por negros, mamelucos e índios, etnias que desbravaram o sertão brasileiro.



O autor



Victor Brecheret, nome artístico de Vittorio Breheret (São Paulo, 1894 " 1955), iniciou sua formação artística em 1912, no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Foi discípulo do escultor Arturo Dazzi, em Roma, onde permanece de 1913 a 1919. Em sua volta, instala ateliê no Palácio das Indústrias, quando entra em contato com os modernistas, movimento que abraça logo de início, apesar de ausente do país, em Paris.

Brecheret participa da Semana de Arte Moderna, em 1922, com doze esculturas.

Em 1926, realiza sua primeira exposição individual, em São Paulo, com esculturas da fase francesa " o artista conviveu em Paris com Henry Moore, Emile Antoine Bourdelle, Aristide Mailol e Constantin Brancusi entre outros " e, em 1936, inicia a execução daquela que seria a sua escultura mais famosa: o Monumento às Bandeiras.

Também são de Brecheret o Monumento a Duque de Caxias, a fachada externa do Jockey Club e os baixos relevos do Moinho Santista, entre outros.



Visitantes



Um dos presentes oferecidos às autoridades que visitam a Assembléia Legislativa é a miniatura do Monumento às Bandeiras, uma reprodução de autoria do artista Alexandre Leonardo Neto, autorizada pela família de Brecheret.

alesp