Instituto do Legislativo Paulista realiza palestra sobre Mulheres e Literatura


05/03/2009 21:50

Compartilhar:

Palestra Mulheres e Literatura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/ILPMULHERESmmy 04.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A palestra teve como objetivo mostrar como as questões femininas foram tratadas na literatura ao longo do tempo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/ILPMULHERESmmy 06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tereza Isabel de Carvalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/ILPMULHERESTerezaIsabeldeCarvalhoUSP-mmy01.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto Legislativo Paulista (ILP), por ocasião do Dia Internacional da Mulher, promoveu na tarde desta quinta-feira, 5/3, palestra sobre o tema "Mulheres e Literatura", com a professora Tereza Isabel de Carvalho, mestre e doutora em Literatura pela Universidade de São Paulo.

A palestra teve como objetivo mostrar como as questões femininas foram tratadas na literatura ao longo do tempo. Tereza Isabel abordou alguns dos elementos mais marcantes da trajetória de discriminação contra a mulher ao longo da história da humanidade. Segundo ela, duas autoras portuguesas foram fontes importantes de sua pesquisa sobre a questão feminina ligada à literatura. E também descobriu que os livros sagrados, como a Bíblia, o Corão e o Código de Manu foram peças decisivas sobre essa questão da discriminação da mulher.

Foram lidos e comentados diversos textos: a poesia "Ser Mulher", de Gilka Machado, poeta simbolista do final do século XIX; o poema "A maçã no escuro", de Adélia Prado; o conto "Marido" , de Lídia Jorge, escritora portuguesa contemporânea. Também foi lido o trabalho literário "Amor", de Clarice Lispector. Todos esses textos representam muito bem o tema abordado, bem como as conquistas resultantes da luta feminina por direitos.

alesp