Deputado quer recuperação do Santuário de Aparecidinha


20/09/2011 11:37

Compartilhar:

Sede do santuário tem problemas de infiltração<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/HAMILTONaparecidinha.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Depois de visitar, em abril, o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro de Aparecidinha, em Sorocaba, o deputado Hamilton Pereira (PT) solicitou, esta semana, uma audiência com a presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), Fernanda Falbo Bandeira de Melo. Um relatório ilustrado com fotografias do local já havia sido enviado pelo parlamentar ao Conselho, no início do mês de junho.

Pereira, autor da lei que incluiu a Romaria de Aparecidinha no calendário turístico oficial do Estado, ficou impressionado com os problemas de infiltração na sede do santuário, declarado Patrimônio Histórico Estadual. Os problemas são ainda mais graves no casarão que abriga atividades da Pastoral do Menor e do Projovem.

Somente o programa Jovem Cidadão atende no local cerca de 35 jovens em duas turmas, de segunda a sexta-feira. "É um absurdo o grau de deterioração do casarão, sendo que algumas salas estão até interditadas sob risco de desabamento do teto", observa Hamilton.

Outro trabalho social desenvolvido no local é a pesagem de crianças, que atende cerca de 15 pessoas, entre gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade, a cada 15 dias. Cerca de 30 crianças participam ainda, todos os sábados, do trabalho de catequese realizado no casarão, além das reuniões mensais de pastorais e cursos para catequistas.

"A cada dia que passa, a cada nova chuva que se precipita, os riscos de desabamento do teto ficam ainda maiores", observa Hamilton.



hpereira@al.sp.gov.br

alesp