Evento repudia corrupção e apóia delegado Protógenes Queiroz


01/12/2008 22:24

Compartilhar:

Protógenes Queiroz, delegado da Polícia Federal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/COLETIVA PROTOGENES 028 ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ivan Valente, Protógenes Queiroz e Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/COLETIVA PROTOGENES 008ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A bancada do PSOL na Assembléia realizou nesta segunda-feira, 1º/12, ato contra a corrupção e em solidariedade ao delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz. Além do delegado, compuseram a mesa do evento os deputados Carlos Giannazi e Raul Marcelo e o deputado federal Ivan Valente, todos do PSOL.

Segundo o delegado, a educação é o caminho para a erradicação da corrupção. Ele afirmou que optou pela carreira de delegado por idealismo e que, como servidor público pago pelos contribuintes, acredita estar cumprindo seu papel e correspondendo à expectativa da sociedade.



Corrupção e impunidade afligem toda a sociedade

Esta foi a segunda vez que o delegado Protógenes Queiroz esteve na Assembléia Legislativa. Na primeira vez, participou da Conferência Brasileira contra a Fraude e a Corrupção, coordenada pelo deputado Fernando Capez (PSDB). De acordo com o delegado, ele atenderá a quantos convites receber para manifestações de repúdio à corrupção e à impunidade, e não cogita iniciar carreira política. "Por onde passo, não tenho feito palestras. Tenho dialogado com setores da sociedade, num processo que acredito educacional, na busca de melhorar os instrumentos de prevenção e repressão da corrupção no país", afirmou. Essa é, para ele, uma forma de arregimentar apoio à causa contra a corrupção e levar à cadeia bandidos poderosos, como o banqueiro Daniel Dantas.

Protógenes Queiroz comandou a operação Satiagraha, desde seu início até o dia 14/7, quando se afastou voluntariamente, segundo informa por motivos pessoais e a conselho da cúpula da Polícia Federal. O último ato de Queiroz nesse inquérito foi indiciar formalmente Daniel Dantas, do Banco Opportunity, e mais nove pessoas investigadas na operação Satiagraha, sob acusação de gestão fraudulenta e formação de quadrilha.



Elogios

Respondendo à imprensa, em coletiva que aconteceu antes do ato, Queiroz afirmou que o único erro durante a Satigraha foi o vazamento da operação e elogiou a equipe que o sucedeu, sob a coordenação do delegado Ricardo Saadi. Segundo ele, Saadi tem prestado a necessária satisfação à sociedade e seu posicionamento decorre do trabalho de coleta de dados e informação realizado na fase em que ele, Protógenes, estava à frente da operação.

Sobre o juiz Fausto De Sanctis, que está à frente dos julgamentos do banqueiro Dantas e de outros investigados pela operação Satiagraha, Queiroz disse que ele é "o juiz", tanto em capacidade técnica como em isenção.



Herói

O deputado Carlos Giannazi reiterou opinião de que o delegado deveria ser homenageado como herói nacional e, em vez disso, foi afastado da investigação. Ivan Valente lembrou que ato é parte das iniciativas promovidas pela sigla em repúdio ao processo deflagrado contra o delegado e que deve ser reproduzido para que o assunto não seja esquecido pela imprensa. Para Raul Marcelo, Queiroz encarna o sentimento de indignação contra desvio de dinheiro público nas privatizações, gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro.

Durante o ato, Queiroz disse sentir, pelas manifestações que tem recebido e pelos atos de que tem participado, que cresce na sociedade brasileira a indignação diante da corrupção e da impunidade. "Esses crimes afligem todos os cidadãos", enfatizou.

alesp