CPI debate controle de agrotóxicos com advogada do Idec





A CPI que investiga as ameaças à segurança alimentar no Estado de São Paulo ouviu, nesta quarta-feira, 8/12, no auditório Teotônio Vilela, a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Juliana Ferreira. A advogada falou a princípio sobre a instituição que representa. "O Idec é uma associação civil de consumidores, fundada em 1987, atualmente com mais de 15 mil associados, que promove educação, conscientização e a ética no consumo. Orienta e informa os consumidores sobre seus direitos, promovendo campanhas de informação, que é essencial para o exercício da cidadania".
Com relação aos agrotóxicos, Juliana Ferreira afirmou que o Brasil é o maior consumidor mundial destas substâncias, e, como estas afetam negativamente a saúde, o controle sobre sua comercialização e uso deve ser reforçado. Também deve haver uma reavaliação das substâncias agrotóxicas e até o banimento de algumas. Ela defende o desenvolvimento de instrumentos eficazes de informação ao consumidor, enfocando também o aspecto dos malefícios do consumo em longo prazo de produtos com substâncias tóxicas.
Sobre a reavaliação, citou os casos da cihexatina, que, antes muito usada, já foi proibida em todo o país, com exceção do Estado de São Paulo, onde ainda será permitida, até outubro de 2011, para uso específico na eliminação do ácaro da leprose que ataca a agricultura dos cítricos. "Mas a manutenção do agrotóxico em São Paulo só para fins econômicos não é argumento sustentável para nós do Idec", destacou a advogada. Segundo ela, existe o Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos (Para), coordenado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do qual o Estado de São Paulo não faz parte. Aqui há o Programa de Análise Fiscal de Alimentos.
Perguntada pelo deputado Simão Pedro (PT) sobre o motivo de São Paulo não fazer parte do programa nacional, a advogada respondeu que o Idec já solicitou o programa para o Estado de São Paulo algumas vezes. Comentou ainda a resistência de algumas empresas por meio de medidas judiciais em relação a restrições do uso de agrotóxicos.
O presidente da CPI, Bruno Covas (PSDB), perguntou a Juliana sobre o Projeto de Lei 6.448/2009, de autoria do então deputado federal Sarney Filho (PV/MA), que determina a informação no rótulo dos produtos se neles são utilizados agrotóxicos, e se ela considera cabível uma lei estadual no mesmo sentido. "A meu ver, é possível uma lei estadual que regule o assunto, principalmente no Estado de São Paulo, pelas suas peculiaridades", respondeu a advogada do Idec.
"Eu já apresentei projetos na Assembleia que tratam do banimento de 14 produtos tóxicos da agricultura estadual. Como é um caso de saúde pública, acho que o Estado pode legislar, complementando lei federal", acrescentou Simão Pedro.
Foi aprovado na reunião o requerimento de convite para o comparecimento à CPI do diretor de alimentos do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, William Cesar Latorre. Estiveram presentes à sessão os deputados Roberto Massafera (PSDB) e Ed Thomas (PSB).
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Dia da Policial Militar Feminina exalta conquistas e promove reflexão sobre igualdade na corporação
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Alesp nomeia integrantes das comissões permanentes para o segundo biênio da 20ª Legislatura
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações