Deputada Prandi volta a cobrar agilização do PDV dos portuários avulsos
A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) enviou ofício ao presidente Fernando Henrique Cardoso, questionando o governo federal sobre os motivos da demora na concretização do Programa de Desligamento Voluntário (PDV), ao qual cerca de 6 mil trabalhadores portuários avulsos aderiram, em 1999. No documento, a parlamentar cobra a liberação emergencial dos aproximadamente R$ 70 milhões estimados inicialmente para implementação do PDV. O programa é visto como a única alternativa para milhares de trabalhadores avulsos, que hoje não têm trabalho no Porto e vivem problemas sociais cada vez mais graves.
Desde o dia 16 de fevereiro, a deputada Prandi vem buscando a abertura de um canal de negociações com o governo federal, para viabilizar a implantação do PDV. Naquela data, Maria Lúcia enviou ofícios ao ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, e ao secretário-executivo do Grupo Executivo para a Modernização dos Portos (Gempo), contra-almirante José Ribamar Miranda Dias, lembrando que o PDV está parado há quase dois anos, contrariando expectativas dos trabalhadores e dos sindicatos da categoria.
"Tudo estava caminhando. O próprio Gempo fez as tratativas para conseguir o aporte de dinheiro para pagar as indenizações", lembra a deputada, afirmando que já havia o compromisso da Caixa Econômica Federal (CEF) de liberar os recursos para cobrir a despesa gerada com o programa. "Se já havia o dinheiro e as demissões voluntárias já haviam sido deferidas, com o aval dos sindicatos da categoria, o que falta?", questiona, afirmando que os avulsos estão vivendo momentos de muita revolta e angústia, à espera de uma definição. "Sem trabalho no Porto, sem renda, com a sua qualidade de vida cada vez mais deteriorada, os avulsos anseiam pelo PDV", diz a deputada. Segundo ela, os optantes são, em sua maioria, pessoas ligadas ao Porto há várias anos, e que se tornaram vítimas do processo de modernização e privatização.
A deputada lembra que a proposta do Programa de Desligamento Voluntário surgiu a partir de uma subcomissão formada pelo Gempo, com o objetivo de estudar e propor medidas de amparo à mão-de-obra avulsa. A subcomissão também adotou as diretrizes básicas para a constituição do fundo de custeio do PDV, cabendo ao próprio Gempo interceder para garantir o financiamento bancário.
Prandi concorda que a modernização é necessária, mas lembra que o processo não pode "triturar" os trabalhadores. "Os avulsos têm que ser respeitados em seus direitos e necessidades. São pessoas que deram anos de sua vida ao desenvolvimento do Porto, trabalhando duro dia e noite, muitas vezes manipulando cargas perigosas e correndo outros riscos, devido à falta de manutenção de máquinas e equipamentos", salienta a parlamentar.
Regionalização. Autora da Lei 9.511/97, que autoriza o governo estadual a celebrar convênio com a União e os municípios para regionalizar a administração e exploração do Porto de Santos, a deputada Prandi voltou a defender a regionalização da autoridade portuária como caminho para que novos conflitos como os dessa semana não voltem a acontecer. "Certamente, se já tivéssemos uma autoridade regional constituída, a situação no Porto seria bastante diferente. Haveria mais canais de negociação e maior maleabilidade entre os interlocutores, garantindo uma transição menos traumática e perversa", enfatiza Maria Lúcia, lembrando que "o caos existente no Porto é reflexo dos desmandos de Brasília, que o levaram ao sucateamento e causaram impactos negativos sobre toda malha social e econômica da Região Metropolitana".
(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Maria Lúcia Prandi - 3886-6848/6854)
Notícias mais lidas
- Aumento do salário mínimo estadual e projeto 'Chave-a-Chave' são temas de Sessão Ordinária da Alesp
- Servidores de várias categorias se unem por recomposição salarial
- Na Alesp, policiais penais cobram melhorias e recomposição salarial para a categoria
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Alesp recebe audiência pública contra o projeto de remoção da Favela do Moinho
- Alesp reforça compromisso com agronegócio paulista durante Agrishow
- Alesp aprova projeto que ajusta critérios para promoção de patentes na Polícia Militar
- Dia do Trabalhador: um século de conquistas garantidas e liberdade para a busca por novas demandas
- Governo anuncia 18 Escolas Cívicos-Militares em cidades indicadas por deputado
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações