Fórum de Desenvolvimento reúne representantes de Guarulhos


30/06/2004 20:16

Compartilhar:

Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Agencia Guarulhos.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado reuniu na tarde desta quarta-feira, 30/6, representantes de Guarulhos e secretários de Estado para discutir a situação daquele município, que conta com alto grau de expansão econômica sem que a qualidade de vida tenha o mesmo ritmo, uma vez que a cidade possui elevado número de favelas.

Minimizar esses contrastes, de forma a equilibrar desenvolvimento e qualidade de vida, é o principal desafio do Fórum Legislativo, proposto pelo presidente da Assembléia, Sidney Beraldo.

O presidente disse que é importante a ação conjunta e, por isso, o Fórum tem procurado interagir com setores do governo para trabalhar de forma articulada no sentido de aproveitar as sugestões apresentadas pela sociedade que, segundo Beraldo, nem sempre pode se posicionar.

Marcelo Chueiri, diretor da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), criada há cinco anos, destacou que Guarulhos é como uma cidade satélite do aeroporto internacional de Cumbica, o que, para ele, faz da cidade um ponto de atração, principalmente para o setor industrial.

O diretor, entretanto, apontou uma série de problemas vividos pelo município, como os cerca de 2.500 moradores das favelas situadas à beira de importantes vias de acesso ao aeroporto. "As áreas ocupadas por essas habitações seriam cruciais para a instalação de indústrias", afirmou Chueiri, lembrando que a recém-construção de três centros de detenção também comprometeu a vinda de empresas. "Ou seja, para revitalizar o entorno de Cumbica é preciso um programa de peso".

Complexo ferroviário

O secretário estadual de Habitação, Mauro Bragato, informou que a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano firmou protocolo de intenções para assentar 270 famílias, moradoras de rua. "A CDHU tem um plano estratégico para assentar as famílias que ocupam áreas próximas ao aeroporto de Guarulhos".

Jurandir Fernandes, secretário estadual de Transportes Metropolitanos, disse que o governo conseguiu avançar no projeto do trem especial para o aeroporto de Cumbica. "Trata-se de um grande complexo ferroviário, por meio do qual o município de Guarulhos poderá contar com um importante terminal rodoviário. Além de beneficiar os usuários, o projeto vai facilitar a vida de 90% dos funcionários, uma vez que metade desses vive em São Paulo e outra metade em Guarulhos".

Participaram os deputados Vanderlei Macris (PSDB), Sebastião Almeida (PT), Paulo Sérgio (Prona) e Paschoal Thomeu (PTB). Nova reunião deve ser realizada para avaliar o que foi implementado a partir das colocações do representante da Agende.

alesp