Escola ainda aguarda solução para muro que caiu em janeiro


10/04/2007 18:49

Compartilhar:

Deputado Hamilton esteve na escola estadual acompanhado da assessoria do vereador França e de uma equipe da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON MURO A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/HAMILTON MURO B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As escolas Hélio Del Cistia (estadual) e Osmar de Almeida (centro de educação infantil mantido pelo município de Sorocaba), localizadas no Jardim São Guilherme I, aguardam desde janeiro uma solução para o muro que separava as unidades e desabou com as chuvas do início do ano. A queixa chegou ao vereador Francisco França (PT) e ao deputado estadual Hamilton Pereira (PT), que já encaminharam ofícios às respectivas secretarias de Educação reivindicando providência rápida.

Na manhã da última segunda-feira (9/4), o deputado Hamilton esteve na escola estadual acompanhado da assessoria do vereador França e de uma equipe da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (AEAS), que se prontificou a apresentar um laudo sobre o desabamento num prazo de dez dias. "Tenho certeza de que essa ajuda será fundamental para acelerar o processo de solução do problema", destacou o deputado.

O muro desabou durante um período de fortes chuvas, devido à ação de infiltração de água em sua estrutura. A queda aconteceu sobre a arquibancada da quadra esportiva da escola Hélio Del Cistia e os entulhos estão no mesmo local até hoje. "De certa forma, o fato de não se ter mexido nesses entulhos é uma forma de evitar que pessoas ou crianças se aproximem do local", observou Jair Molina, que é presidente da AEAS. "Mas, mesmo assim, o ideal seria que a área fosse isolada com uma fita, porque o risco de novo desabamento ainda é iminente", completou.

Os técnicos da AEAS conferiram o sistema de drenagem existente ao lado do muro e pegaram uma cópia da planta de construção do prédio da escola. A partir de análises, poderão apontar se a caixa que interliga o encanamento de drenagem foi insuficiente ou se estava obstruída por sujeira. "De posse desse laudo, poderemos discutir com os responsáveis pelas obras nos prédios escolares e buscar uma maneira de solucionar esse caso de maneira rápida", explica Hamilton Pereira.



Vandalismo

Durante a visita, o deputado Hamilton e a assessoria do vereador França também foram informados de que vândalos, acompanhados de alunos, invadiram o prédio da da escola Hélio Del Cistia na quinta-feira passada (5/4) e, através do muro que divide os dois estabelecimentos de ensino, jogaram uma pedra no vidro do carro de uma professora, que estava no estacionamento do centro de educação infantil. Os dirigentes da escola é que solicitaram o encaminhamento de pedido para que o muro seja levantado.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp